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Título:  
  A evolução dos textos narrativos produzidos no contexto escolar
Autor:  
  Claudia Susana Dias Crespi de Campos   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  422
Resumo  
  As atividades de produção textual no contexto escolar têm se mostrado uma tarefa improdutiva no que diz respeito ao objetivo principal do ensino de língua materna: colaborar para que todos tenham acesso aos saberes lingüísticos necessários para o exercício da cidadania. Não são raros os casos de pessoas que concluem o ensino fundamental sem o domínio das habilidades textuais, indispensáveis a esse objetivo. Partindo desse princípio, procurou-se analisar quais as modificações ocorridas em 55 narrativas infantis, pertencentes ao Banco de Textos da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), escritas por cinco alunos entre a primeira e a oitava séries do ensino fundamental. Esta pesquisa analisou a evolução no uso de recursos de coesão referencial (elipse, pronomes demonstrativo e possessivo, artigos e formas lexicais) e características discursivas do texto narrativo conforme discutidas por Landsmann (2005): o dizer e o dito, presença/ ausência do narrador, as ações e suas motivações, inferências e tergiversações. A análise mostrou que ao longo da escolarização há aprimoramento no uso da coesão por elipses, pronomes substantivos demonstrativos, artigos, pronomes adjetivos possessivos e formas lexicais. O uso da coesão por pronomes substantivos possessivos e pronomes adjetivos demonstrativos não apresentou alterações significativas. Quanto às características discursivas, percebemos algum aprimoramento no uso das quatro características citadas, mas apenas a terceira apresentou um aprimoramento satisfatório. Concluímos que a falta de contextualização das atividades com a língua na escola incentiva uma prática mecânica de memorização de regras e nomes, fazendo com que a criança desenvolva apenas aquilo que é mais comum na linguagem cotidiana. Trabalhar as especificidades de um determinado gênero textual pode colaborar para a apropriação de seus recursos e características, através de um trabalho que aborde leitura, escrita e explicitação gramatical. Com esse tipo de trabalho, os alunos alcançariam os saberes necessários à conquista da tão sonhada cidadania.
     
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