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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1.05
MB
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Título: |
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A evolução dos textos narrativos produzidos no contexto escolar |
Autor: |
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Claudia Susana Dias Crespi de Campos
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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448 |
Resumo |
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As atividades de produção textual no contexto escolar têm se mostrado uma tarefa
improdutiva no que diz respeito ao objetivo principal do ensino de língua materna:
colaborar para que todos tenham acesso aos saberes lingüísticos necessários para
o exercício da cidadania. Não são raros os casos de pessoas que concluem o
ensino fundamental sem o domínio das habilidades textuais, indispensáveis a esse
objetivo. Partindo desse princípio, procurou-se analisar quais as modificações
ocorridas em 55 narrativas infantis, pertencentes ao Banco de Textos da Faculdade
de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), escritas por cinco alunos
entre a primeira e a oitava séries do ensino fundamental. Esta pesquisa analisou a
evolução no uso de recursos de coesão referencial (elipse, pronomes demonstrativo
e possessivo, artigos e formas lexicais) e características discursivas do texto
narrativo conforme discutidas por Landsmann (2005): o dizer e o dito, presença/
ausência do narrador, as ações e suas motivações, inferências e tergiversações. A
análise mostrou que ao longo da escolarização há aprimoramento no uso da coesão
por elipses, pronomes substantivos demonstrativos, artigos, pronomes adjetivos
possessivos e formas lexicais. O uso da coesão por pronomes substantivos
possessivos e pronomes adjetivos demonstrativos não apresentou alterações
significativas. Quanto às características discursivas, percebemos algum
aprimoramento no uso das quatro características citadas, mas apenas a terceira
apresentou um aprimoramento satisfatório. Concluímos que a falta de
contextualização das atividades com a língua na escola incentiva uma prática
mecânica de memorização de regras e nomes, fazendo com que a criança
desenvolva apenas aquilo que é mais comum na linguagem cotidiana. Trabalhar as
especificidades de um determinado gênero textual pode colaborar para a
apropriação de seus recursos e características, através de um trabalho que aborde
leitura, escrita e explicitação gramatical. Com esse tipo de trabalho, os alunos
alcançariam os saberes necessários à conquista da tão sonhada cidadania. |
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