|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
771.28
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Representações da docência em romances de Érico Verissimo: a personagem Clarissa |
Autor: |
|
Roselusia Teresa Pereira de Morais
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2010 |
Acessos: |
|
1,131 |
Resumo |
|
A presente dissertação de mestrado é um estudo das representações de docência em Erico Verissimo (1905-1975) tomando a personagem Clarissa, nos quatro romances em que a mesma aparece, como foco de análise. Os romances foram produzidos no período de 1933 a 1940 - início da carreira do escritor e romancista. Esse período compreende as publicações das seguintes obras selecionadas para análise: Clarissa (1933), Música ao longe (1935), Um lugar ao sol (1936), e Saga (1940). Neste conjunto de romances é possível identificar a presença da professora Clarissa, personagem principal e recorrente. Construí uma análise a partir das seguintes categorias: atributos físicos e traços de personalidade; atividades escolares; práticas frequentes e atributos sociais Essas categorias fizeram parte do processo de identificação das representações acerca da docência a partir da personagem em questão. Os fundamentos teórico-metodológicos desta investigação consistem em um conjunto de conceitos do campo da Educação, Literatura e História da Educação que orientam as análises deste estudo. Para identificar as imagens de professores e professoras veiculadas nos romances, compreendo a noção de "representação" segundo Roger Chartier. As representações identificadas indicam o perfil de uma professora leitora, escritora e questionadora do espaço escolar. A criatividade do escritor potencializa a criação de um possível "retrato" para a sua personagem que ganha forma e sentido a cada trama. O amadurecimento dela, uma jovem normalista no romance Clarissa (1933) que torna se professora diplomada conduz a uma série de questionamentos sobre a política, economia, educação e sociedade que se apresentam em contraste com os cenários vividos por ela. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|