|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
3,66
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
"Química em geral” a partir de uma tabela periódica no microsoft excel: uma estratégia de ensino de química na educação básica |
Autor: |
|
Wanderley Carreira de Souza Junior
 |
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNIGRANRIO/ENSINO DAS CIÊNCIAS |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2010 |
Acessos: |
|
489 |
Resumo |
|
O produto desse trabalho é o resultado de uma pesquisa mista (qualitativa/quantitativa)
aplicada que teve por principal objetivo desenvolver um recurso didático para o ensino de
Química, a partir de uma Tabela Periódica desenvolvida no Microsoft Excel – T Wanc®©. A
metodologia empregada no desenvolvimento desse recurso implicou na análise interpretativa
de diferentes instrumentos sob os quais o ensino da química está alicerçado, tais como: Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Parâmetros Curriculares Nacionais para
o Ensino Médio (PCNEM), Orientações Curriculares para o Ensino Médio, livros de química
constantes do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM) e sites dedicados a
Tabela Periódica. Posteriormente, foram discutidas as limitações desses livros e sites sob o
prisma da contextualização e interdisciplinaridade e se estabeleceu um diálogo entre a Tabela
Periódica e temas, tais como a toxicologia, geologia, ecologia, nutrição, fisiologia, dentre
outros, culminando-se em uma proposta didática, com uma abordagem diferenciada daquela
comumente praticada pelos manuais didáticos. A avaliação da T Wanc®©, por seis professores
que já ministram ou ministraram o tema em questão, tabela periódica, sinalizou para
possibilidade de sua utilização como um recurso didático nas aulas de Química na educação
básica. |
|
|
|
|
|
 |
|
|
|