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Título:  
  Da rua ao picadeiro: Escola Picolino, arte e educação na performance do circo social
Autor:  
  Fábio Dal Gallo   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFBA/ARTES CÊNICAS
Área Conhecimento  
  ARTES
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  383
Resumo  
  Esta tese tem como objeto de estudo o Circo Social, fenômeno no qual o circo é utilizado como meio para formação, educação e inclusão social, surgido a partir do início da década de noventa do século XX, sendo ele proposto principalmente por Organizações Nãogovernamentais. Essa prática, que levou a uma nova organização circense responsável pelo desenvolvimento de atividades pedagógicas, influenciou os espetáculos produzidos por esse Circo Social, que desenvolveu uma linguagem circense com características peculiares. Com o fim de considerar essas características, a pesquisa realiza uma análise do Circo Social e de seus espetáculos, sendo ela estruturada conceitualmente em duas partes. Na primeira parte, que engloba a segunda e terceira seções, é realizado um apanhado histórico do surgimento do Circo Social, analisando quais são seus agentes e que teorias se tornam um suporte para suas ações. Os resultados levaram à necessidade de desenvolver um estudo de caso, propondo a análise da Escola Picolino de Arte do Circo. Na segunda parte, que inclui a quarta e a quinta seções, é analisado um único espetáculo produzido por essa Instituição, intitulado cenascotidianas@circ.pic, e, a partir dos resultados obtidos, são encontradas relações e diferenças entre os espetáculos de Circo Social e os espetáculos de Circo Moderno. Ambas as partes são fundamentadas através de um quadro teórico conceitual, baseado num horizonte teórico desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica e videográfica, acompanhado de uma coleta de dados empíricos obtidos por meio de uma pesquisa de campo. Enquanto, na segunda e na terceira seções, o referencial teórico é multirreferencial, transitando predominantemente entre as áreas das artes e da educação, na quarta e na quinta seções, ele é principalmente ligado às artes cênicas e, especificamente, à semiologia, à Análise Laban de Movimento e aos Estudos da Performance, sendo a literatura circense o eixo teórico de toda a pesquisa. Os resultados do estudo evidenciam que o espetáculo de Circo Social, produzido em função dos artistas que nele estão envolvidos, tendo finalidades educacionais, políticas e sociais, além de artísticas, que o premiam de possibilidades discursivas, constitui-se como uma linguagem própria.
     
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