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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,50
MB
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Título: |
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Da rua ao picadeiro: Escola Picolino, arte e educação na performance do circo social |
Autor: |
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Fábio Dal Gallo
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFBA/ARTES CÊNICAS |
Área Conhecimento |
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ARTES |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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288 |
Resumo |
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Esta tese tem como objeto de estudo o Circo Social, fenômeno no qual o circo é utilizado
como meio para formação, educação e inclusão social, surgido a partir do início da década de
noventa do século XX, sendo ele proposto principalmente por Organizações Nãogovernamentais.
Essa prática, que levou a uma nova organização circense responsável pelo
desenvolvimento de atividades pedagógicas, influenciou os espetáculos produzidos por esse
Circo Social, que desenvolveu uma linguagem circense com características peculiares. Com o
fim de considerar essas características, a pesquisa realiza uma análise do Circo Social e de
seus espetáculos, sendo ela estruturada conceitualmente em duas partes. Na primeira parte,
que engloba a segunda e terceira seções, é realizado um apanhado histórico do surgimento do
Circo Social, analisando quais são seus agentes e que teorias se tornam um suporte para suas
ações. Os resultados levaram à necessidade de desenvolver um estudo de caso, propondo a
análise da Escola Picolino de Arte do Circo. Na segunda parte, que inclui a quarta e a quinta
seções, é analisado um único espetáculo produzido por essa Instituição, intitulado
cenascotidianas@circ.pic, e, a partir dos resultados obtidos, são encontradas relações e
diferenças entre os espetáculos de Circo Social e os espetáculos de Circo Moderno. Ambas as
partes são fundamentadas através de um quadro teórico conceitual, baseado num horizonte
teórico desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica e videográfica, acompanhado de
uma coleta de dados empíricos obtidos por meio de uma pesquisa de campo. Enquanto, na
segunda e na terceira seções, o referencial teórico é multirreferencial, transitando
predominantemente entre as áreas das artes e da educação, na quarta e na quinta seções, ele é
principalmente ligado às artes cênicas e, especificamente, à semiologia, à Análise Laban de
Movimento e aos Estudos da Performance, sendo a literatura circense o eixo teórico de toda a
pesquisa. Os resultados do estudo evidenciam que o espetáculo de Circo Social, produzido em
função dos artistas que nele estão envolvidos, tendo finalidades educacionais, políticas e
sociais, além de artísticas, que o premiam de possibilidades discursivas, constitui-se como
uma linguagem própria. |
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