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Título:  
  Análise do processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços em uma instituição de educação profissional
Autor:  
  Joel Ferrer de Mello   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/RS/ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS
Área Conhecimento  
  ADMINISTRAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  1,318
Resumo  
  Este estudo analisou e mapeou o processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços (DNPS), identificando as variáveis que intervêm nesse processo em uma instituição de educação profissional. Para o alcance dos objetivos propostos, desenvolveu-se um estudo de caso, através do qual foram coletados e analisados dados acerca do processo de DNPS. Na análise, optou-se pela utilização das etapas do processo de DNPS comuns entre os autores utilizados no referencial teórico (ATUAHENE-GIMA, 1996, BELL, 1991, COOPER, KLEINSCHMIDT, 1995, GOLISH, BESTERFIELD-SACRE, SHUMAN, 2008, GRIFFIN, 1997, GRIFFIN, HAUSER, 1996, KOTLER, ARMSTRONG, 1998, P. 217, URBAN, HAUSER, 1993). Para a identificação das variáveis intervenientes, as referências foram as principais literaturas dos principais journals sobre o assunto (LESTER, 1998, POOLTON, BARCLAY, 1998, COOPER, 1994a, COOPER, 1999, LYNN, ABEL, VALENTINE, WRIGHT, 1999, KAHN, BARCZAK, MOSS, 2006, COOPER, KLEINSCHMIDT, 2007, COOPER, EDGETT, 2008). Dessa forma, as variáveis foram agrupadas em seis dimensões relacionadas ao processo de DNPS: a apresentação de uma estratégia definida para um novo produto ou serviço, a prática da gestão de portfólio, o planejamento do processo de desenvolvimento de um novo produto ou serviço, a participação efetiva do consumidor no processo, o papel das pessoas e o uso de métricas. Neste estudo, sobretudo, considerou-se o contexto em que a organização pesquisada está inserida, ou seja, o setor educacional brasileiro. Esse setor caracterizou-se como um ambiente propício para a investigação do estabelecimento das relações propostas nesta pesquisa, pois tanto a análise documental, como a de conteúdo das entrevistas proporcionaram um conjunto de achados relevantes para a maior compreensão dos principais motivos que permeiam o foco deste estudo. Os resultados da pesquisa revelam que a organização possui um processo de DNPS padronizado e suas etapas ajustam-se às etapas comuns propostas pelos autores evidenciados no referencial teórico (GOLISH, BESTERFIELD-SACRE, SHUMAN, 2008), havendo algumas variações quanto às atividades a realizar em função do tipo de produto. Quanto às variáveis, foi possível identificá-las, evidenciando que as dimensões propostas intervêm no processo de DNPS da organização, em maior ou menor profundidade. Por fim, foram expostas as implicações acadêmicas e gerenciais dos resultados obtidos, além de suas limitações e novas possibilidades de pesquisa. Palavras-chave: Inovação, Processo de DNPS, Variáveis intervenientes.
     
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