|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
977,80
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Análise do processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços em uma instituição de educação profissional |
Autor: |
|
Joel Ferrer de Mello
 |
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
PUC/RS/ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS |
Área Conhecimento |
|
ADMINISTRAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2010 |
Acessos: |
|
228 |
Resumo |
|
Este estudo analisou e mapeou o processo de desenvolvimento de novos
produtos e serviços (DNPS), identificando as variáveis que intervêm nesse processo em
uma instituição de educação profissional. Para o alcance dos objetivos propostos,
desenvolveu-se um estudo de caso, através do qual foram coletados e analisados dados
acerca do processo de DNPS. Na análise, optou-se pela utilização das etapas do
processo de DNPS comuns entre os autores utilizados no referencial teórico
(ATUAHENE-GIMA, 1996, BELL, 1991, COOPER, KLEINSCHMIDT, 1995, GOLISH,
BESTERFIELD-SACRE, SHUMAN, 2008, GRIFFIN, 1997, GRIFFIN, HAUSER, 1996,
KOTLER, ARMSTRONG, 1998, P. 217, URBAN, HAUSER, 1993). Para a identificação
das variáveis intervenientes, as referências foram as principais literaturas dos principais
journals sobre o assunto (LESTER, 1998, POOLTON, BARCLAY, 1998, COOPER,
1994a, COOPER, 1999, LYNN, ABEL, VALENTINE, WRIGHT, 1999, KAHN, BARCZAK,
MOSS, 2006, COOPER, KLEINSCHMIDT, 2007, COOPER, EDGETT, 2008). Dessa
forma, as variáveis foram agrupadas em seis dimensões relacionadas ao processo de
DNPS: a apresentação de uma estratégia definida para um novo produto ou serviço, a
prática da gestão de portfólio, o planejamento do processo de desenvolvimento de um
novo produto ou serviço, a participação efetiva do consumidor no processo, o papel das
pessoas e o uso de métricas. Neste estudo, sobretudo, considerou-se o contexto em
que a organização pesquisada está inserida, ou seja, o setor educacional brasileiro.
Esse setor caracterizou-se como um ambiente propício para a investigação do
estabelecimento das relações propostas nesta pesquisa, pois tanto a análise
documental, como a de conteúdo das entrevistas proporcionaram um conjunto de
achados relevantes para a maior compreensão dos principais motivos que permeiam o
foco deste estudo. Os resultados da pesquisa revelam que a organização possui um
processo de DNPS padronizado e suas etapas ajustam-se às etapas comuns propostas
pelos autores evidenciados no referencial teórico (GOLISH, BESTERFIELD-SACRE,
SHUMAN, 2008), havendo algumas variações quanto às atividades a realizar em função
do tipo de produto. Quanto às variáveis, foi possível identificá-las, evidenciando que as
dimensões propostas intervêm no processo de DNPS da organização, em maior ou
menor profundidade. Por fim, foram expostas as implicações acadêmicas e gerenciais
dos resultados obtidos, além de suas limitações e novas possibilidades de pesquisa.
Palavras-chave: Inovação, Processo de DNPS, Variáveis intervenientes. |
|
|
|
|
|
 |
|
|
|