|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
9,01
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Uma técnica pianistica e seu método de ensino |
Autor: |
|
Daniela Andrea Torres Cabezas
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNICAMP/MÚSICA |
Área Conhecimento |
|
ARTES |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
475 |
Resumo |
|
O objetivo desta dissertação é descrever e discutir uma determinada técnica pianística e seu método de ensino. Proposta e ensinada pelo pianista brasileiro Pietro Maranca, a técnica em questão incorpora várias referências a fatos anatômicos e biomecânicos, e neste estudo tais correlações são desenvolvidas procurando-se não uma comprovação cabal, mas alguns elementos de coerência que possam contribuir às pesquisas no campo. As questões pedagógicas do método também são referendadas e apreciadas. Encontrou-se que os movimentos de ajuste e alívio que esta técnica utiliza correspondem em vários pontos ao mecanismo descrito pela literatura biomecânica como bem coordenado, pois este o prevê como um desenrolamento das unidades de coordenação. Também se indicou que o método de ensino da técnica é fortemente estruturado em fases e calcado numa série de pistas visuais e motoras que aludem a certas ações básicas do dia-a-dia. A expressividade, como parte intrínseca da técnica, é entendida de maneira peculiar e se levantam algumas hipóteses que poderiam justificar tal abordagem. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|