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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
14,54
MB
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Título: |
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Os beneficios psicologicos da aula de musica : um estudo cientifico com adolescentes de 5as. e 6as. series do ensino publico brasileiro |
Autor: |
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Pablo Y Castro
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNICAMP/MÚSICA |
Área Conhecimento |
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ARTES |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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330 |
Resumo |
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O presente trabalho consistiu em uma pesquisa empírica realizada com o objetivo
de detectar as conseqüências de um curso de iniciação ao violão em relação aos
aspectos psicológicos de adolescentes com déficit de auto-estima. Para
estabelecer a amostra, realizou-se aplicação prévia da escala EMAE em uma
população de 225 alunos (5as. e 6as. séries do ensino fundamental de uma escola
pública da periferia de Campinas-SP), de maneira que pudesse ser detectado o
quartil inferior (n=56) da pontuação dos indivíduos, ou seja, quais eram os
estudantes com menor auto-estima. Deste grupo, formaram-se, aleatoriamente,
dois grupos (n=10 cada um), recebendo, um desses, uma intervenção na forma de
um curso coletivo de iniciação ao violão com duração de três meses, e o outro,
nenhum tratamento. Realizaram-se pré e pós-testagem dos dois grupos, com
posterior comparação dos dados, sendo utilizados, para tanto, o teste projetivo
HTP, entrevistas semi-estruturadas, o teste psicológico EMAE, e filmagens com
análise microgenética, técnicas estas que conferiram uma abordagem qualiquantitativa
à pesquisa. Os resultados indicam que os alunos do grupo que
participou das aulas de música apresentaram, em relação aos sujeitos não
participantes, diminuição de conflitos, melhoria das relações familiares, aumento
da sociabilidade, melhoria da auto-estima implícita, diminuição da sensação de
pressão por parte do meio e aumento da tendência ao devaneio e fantasia,
havendo significância estatística nas diferenças encontradas (P=0,009;
OR=1,889), o que confirma a hipótese de que a Educação Musical pode propiciar
resultados positivos a seus educandos. Além disso, indicou-se que a participação
da família do aluno no processo de ensino-aprendizagem e a valorização de
habilidades específicas do educando potencializou a auto-estima implícita. |
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