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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
660,10
KB
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Título: |
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O interacionismo sociodiscursivo em texto didático de leitura e produção de textos para a educação superior a distância |
Autor: |
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Diego Chiapinotto
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UCS/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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715 |
Resumo |
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Esta dissertação, cuja linha de pesquisa tem como tema educação, epistemologia e linguagem,
objetivou orientar a análise, a indicação e o desenvolvimento de textos didáticos de leitura e
produção de textos para a educação superior a distância. O problema de pesquisa se propôs a
responder de que modo os pressupostos do interacionismo sociodiscursivo são aplicados num
texto didático dessa natureza. O apoio teórico se deu pelo interacionismo sociodiscursivo, de
Bronckart, pelos princípios da educação a distância e pelo interacionismo social, de Vygotsky.
A justificativa está no fato de o desenvolvimento de conhecimentos em leitura e produção de
textos ser uma necessidade nos cursos superiores face às demandas características do
ambiente acadêmico. Além disso, aliar uma corrente teórica em linguística à discussão recente
em educação a distância mostra-se cientificamente relevante. O método escolhido foi o
analítico, com foco na análise textual. Foram analisados dois textos didáticos de leitura e
produção de textos para a educação superior a distância quanto à aplicação do interacionismo
sociodiscursivo e dos princípios da educação a distância. Os critérios de análise formaram um
conjunto hierárquico, cujo topo está na linguagem e na epistemologia. Do critério de
linguagem partem os critérios de dialogismo, paralinguagem e discurso didático. Da
epistemologia surgem os pressupostos sociointeracionistas. A partir desses pressupostos,
foram propostos os princípios da educação a distância. Ambos conjuntos culminam no
interacionismo sociodiscursivo. A estrutura da dissertação se organiza da seguinte forma: após
a introdução, o primeiro capítulo apresenta a matriz teórica, o interacionismo sociodiscursivo,
bem como as contribuições do interacionismo social, de Vygotsky, e da teoria do discurso, de
Bakhtin. No segundo capítulo, os princípios da educação a distância são apresentados, com
foco nos princípios da autonomia, da interação e da flexibilidade espaciotemporal. Já o
terceiro capítulo contextualiza as duas propostas de textos didáticos, assim como as analisa a
partir do interacionismo sociodiscursivo e dos princípios da educação a distância e discute
possibilidades para sua indicação e desenvolvimento. Por fim, apresenta-se a conclusão. Os
resultados permitiram uma proposição inicial de elementos de interesse a textos didáticos
dessa natureza, os quais são agrupados em dois eixos: linguagem e epistemologia. No eixo da
linguagem, estão o diálogo permanente com o estudante, os recursos paralinguísticos e a
estrutura didática da obra. Já, no eixo da epistemologia, a consideração aos princípios da
educação a distância se reflete nas atividades propostas, no uso de ferramentas de tecnologia e
na ênfase à autonomia do estudante. Além disso, a aplicação dos conceitos do interacionismo
sociodiscursivo permite compreender o texto como unidade de produção de linguagem e, por
conseguinte, afinar-se a conceitos fundamentais da teoria. |
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