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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
4.32
MB
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Título: |
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Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do imaginário |
Autor: |
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Márcia Knabah Neumann
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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286 |
Resumo |
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Esta dissertação de Mestrado, de abordagem qualitativa, objetiva apresentar, às escolas e aos educadores de Ensino Fundamental, uma reflexão sobre a minha prática como professora, potencializada nos estudos realizados no Mestrado, cujo foco foi a valoração dos vínculos afetivos entre professores (as) e estudantes das séries finais do ensino fundamental. Autores como Humberto Romesin Maturana, Georges Snyders, Lúcia Maria Vaz Peres, Juremir Machado da Silva, Marcel Postic
foram adotados como referencial teórico por apresentarem rigor e zelo epistemológico à dimensão afetiva nas relações pedagógicas e aos aspectos relativos às contribuições do Imaginário à Educação. A matéria-prima da pesquisa tem como essência a "voz" de estudantes da Escola Municipal Afonso Vizeu, localizada no município de Pelotas - RS, com a representação destes sobre o que pensam a respeito dos vínculos afetivos entre estudantes e professores(as). Os dados empíricos da dissertação resultaram da aplicação do uso das técnicas "Associação Livre de Palavras", "desenho livre" e "fragmentos de escrita". Através da análise foi desvelada a importância que os estudantes atribuem aos vínculos
afetivos no cotidiano escolar, principalmente, na figura de um professor amigo, divertido, alegre, companheiro, que toca, que está próximo. |
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