|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,27
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Gêneros discursivos emergentes: o fórum na educação a distância |
Autor: |
|
Carolina Scavazza
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNITAU/LINGÜÍSTICA APLICADA |
Área Conhecimento |
|
LINGÜÍSTICA |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2010 |
Acessos: |
|
150 |
Resumo |
|
Esta dissertação, desenvolvida à luz dos pressupostos teóricos de Bakhtin, tem como
objetivo mais geral caracterizar um dos gêneros que configuram o novo espaço de
educação virtual, o fórum educacional. Especificamente, este trabalho objetiva
determinar o modo de estruturação, as marcas de estilo e a natureza temática do fórum
educacional, assim como suas condições de produção, além identificar os mecanismos
que regem seu funcionamento no ambiente da educação virtual. Sem constituir um
gênero genuinamente novo, o fórum educacional é um gênero secundário transmutado
de outro gênero também secundário – a discussão ou o debate em sala de aula. O
corpus da pesquisa consistiu de cinco fóruns desenvolvidos nos cursos de graduação a
distância do Centro Universitário Claretiano, do qual participa como tutora a autora
deste trabalho. Verificou-se que os fóruns educacionais – essencialmente escritos – são
ferramentas assíncronas, estruturadas em turnos ou intervenções de diversas ordens,
cuja finalidade é a construção colaborativa do conhecimento por parte dos participantes.
Verificou-se ainda que os temas dizíveis nesse gênero, restritos à área acadêmica,
versam sobre tópicos das diversas disciplinas dos cursos de EaD. Como característica
de estilo, o gênero é marcado simultaneamente por traços de oralidade e de escrita
formal e coloca em interação interlocutores que assumem papéis assimétricos, quando
se considera a relação tutor-aluno; quando a relação se dá entre os participantes/alunos,
os papéis são simétricos. A identificação das características do fórum educacional pode
levar a uma reflexão sobre o modo como essa ferramenta está sendo utilizada, o que
pode gerar ações estratégias de otimização dessa prática. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|