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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Gêneros discursivos emergentes: o fórum na educação a distância
Autor:  
  Carolina Scavazza   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNITAU/LINGÜÍSTICA APLICADA
Área Conhecimento  
  LINGÜÍSTICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  150
Resumo  
  Esta dissertação, desenvolvida à luz dos pressupostos teóricos de Bakhtin, tem como objetivo mais geral caracterizar um dos gêneros que configuram o novo espaço de educação virtual, o fórum educacional. Especificamente, este trabalho objetiva determinar o modo de estruturação, as marcas de estilo e a natureza temática do fórum educacional, assim como suas condições de produção, além identificar os mecanismos que regem seu funcionamento no ambiente da educação virtual. Sem constituir um gênero genuinamente novo, o fórum educacional é um gênero secundário transmutado de outro gênero também secundário – a discussão ou o debate em sala de aula. O corpus da pesquisa consistiu de cinco fóruns desenvolvidos nos cursos de graduação a distância do Centro Universitário Claretiano, do qual participa como tutora a autora deste trabalho. Verificou-se que os fóruns educacionais – essencialmente escritos – são ferramentas assíncronas, estruturadas em turnos ou intervenções de diversas ordens, cuja finalidade é a construção colaborativa do conhecimento por parte dos participantes. Verificou-se ainda que os temas dizíveis nesse gênero, restritos à área acadêmica, versam sobre tópicos das diversas disciplinas dos cursos de EaD. Como característica de estilo, o gênero é marcado simultaneamente por traços de oralidade e de escrita formal e coloca em interação interlocutores que assumem papéis assimétricos, quando se considera a relação tutor-aluno; quando a relação se dá entre os participantes/alunos, os papéis são simétricos. A identificação das características do fórum educacional pode levar a uma reflexão sobre o modo como essa ferramenta está sendo utilizada, o que pode gerar ações estratégias de otimização dessa prática.
     
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