Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  11,33 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Uma proposta de análise de livros didáticos de ensino de física
Autor:  
  Manoel de Araújo Oliveira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNICSUL/ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Área Conhecimento  
  MATEMÁTICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  191
Resumo  
  O livro didático é uma importante ferramenta para o professor no Brasil. O trabalho avaliou livros didáticos de Física do Ensino Médio, publicados no período de 1998 até 2006, com base na proposta de onze (11) aspectos norteadores como indicadores para análise de livros didáticos. O trabalho apresenta, ainda, um levantamento histórico desse instrumento de trabalho do professor a fim de conhecer como o Governo Federal e os pesquisadores encaram o livro didático verificando a relação do livro didático com os novos instrumentos de aprendizagens, tais como o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no Ensino. A metodologia utilizada na análise dos livros didáticos permitiu visualizar o conteúdo dos mesmos sob diversos aspectos, em especial, aqueles relacionados à não incorporação ou indicação de, a) o uso das novas tecnologias de informação, b) objetos virtuais de aprendizagem, c) atividades experimentais práticas e d) não abordagem concreta de uma teoria de aprendizagem.
     
    Baixar arquivo