Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  1,10 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  O Clube de Ciências como lócus de ensino e aprendizagem
Autor:  
  Marta Regina Alves Dias Silva   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNICSUL/ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  320
Resumo  
  Esta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa realizada com um grupo de alunos de 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual da Zona Leste da Cidade de São Paulo, inseridos num projeto de Clube de Ciências, realizada em 2007. O objetivo do estudo foi buscar estratégias de ensino que pudessem otimizar e redimensionar as aulas de Ciências no ensino fundamental, em busca de uma alfabetização científica dos alunos na perspectiva da aprendizagem significativa. A pesquisa realizou-se a partir de um trabalho de revisão bibliográfica e de atividades empíricas em um Clube de Ciências. Buscou-se, também, compreender as dificuldades conceituais apresentadas pelos alunos, utilizando atividades práticas dialogadas para sanar estas dificuldades. Considerando o trabalho do Clube de Ciências como uma proposta pedagógica democrática e interativa, elegemos a pesquisa-ação-participante como abordagem metodológica de pesquisa. Os resultados apontam que o Clube de Ciências é um espaço capaz de otimizar a relação dos alunos com o conhecimento científico, envolvendo-os com as tarefas de uma forma prazerosa.
     
    Baixar arquivo