|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,10
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
O Clube de Ciências como lócus de ensino e aprendizagem |
Autor: |
|
Marta Regina Alves Dias Silva
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNICSUL/ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
320 |
Resumo |
|
Esta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa realizada com um grupo de
alunos de 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio de
uma Escola Pública Estadual da Zona Leste da Cidade de São Paulo, inseridos num
projeto de Clube de Ciências, realizada em 2007. O objetivo do estudo foi buscar
estratégias de ensino que pudessem otimizar e redimensionar as aulas de Ciências
no ensino fundamental, em busca de uma alfabetização científica dos alunos na
perspectiva da aprendizagem significativa. A pesquisa realizou-se a partir de um
trabalho de revisão bibliográfica e de atividades empíricas em um Clube de Ciências.
Buscou-se, também, compreender as dificuldades conceituais apresentadas pelos
alunos, utilizando atividades práticas dialogadas para sanar estas dificuldades.
Considerando o trabalho do Clube de Ciências como uma proposta pedagógica
democrática e interativa, elegemos a pesquisa-ação-participante como abordagem
metodológica de pesquisa. Os resultados apontam que o Clube de Ciências é um
espaço capaz de otimizar a relação dos alunos com o conhecimento científico,
envolvendo-os com as tarefas de uma forma prazerosa. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|