Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  4,06 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  O ensino de física no enfoque ciência, tecnologia e sociedade (cts): uma abordagem da eletricidade a partir do método experimental investigativo
Autor:  
  Sergio Luis Corrêa Da Luz   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNICSUL/ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Área Conhecimento  
  CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  535
Resumo  
  Nos dias atuais vivenciamos um processo de grandes mudanças nos hábitos da sociedade. Um dos fatores responsáveis por esse processo é sem dúvida o rápido desenvolvimento Científico e Tecnológico presente no nosso cotidiano, desde o fim do século passado. Então, como ensinar Física de forma a contribuir na formação de cidadãos, numa sociedade caracterizada cada vez mais pelas realizações da Ciência e Tecnologia? Neste trabalho relatamos os principais resultados de uma investigação por pesquisa-ação em educação. A partir de um diagnóstico das concepções dos estudantes sobre CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), escolhemos uma situação problema atrelado ao seu cotidiano por meio de um artefato tecnológico, onde planejamos estratégias de ensino-aprendizado que estimulassem a curiosidade, reflexão e interação com o objeto de estudo. Ao integrar as relações CTSA ao ensino de Física, inquirimos potencializar os estudantes a se apropriar de conhecimentos científicos como dimensão cultural e contribuir para popularizar a Educação Científica, o que acreditamos ser indispensável para o cidadão contemporâneo.
     
    Baixar arquivo