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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,54
MB
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Título: |
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Formas estruturantes da organização curricular e a materialização do PROEJA no curso técnico de mecânica do CEFET-MG |
Autor: |
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Maria Adéilia da Costa
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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CEFET/MG/EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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288 |
Resumo |
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Pretendeu-se com esta pesquisa compreender as formas estruturantes da organização curricular e a materialização do PROEJA no Curso Técnico de Mecânica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG), a partir da discussão de Apple (1989). Alunos, professores e o coordenador do curso informaram a parte empírica da pesquisa, em que o perfil de alunos e professores, a situação de trabalho destes, suas práticas pedagógicas, o interesse de ambos - professores e alunos - pela instituição e pelo curso, bem como suas concepções sobre o programa foram acessados pela utilização de um questionário, uma entrevista semi-estruturada e notas de campo da pesquisadora. Foram analisados ainda documentos emitidos pela instituição, no que se refere ao desenvolvimento do PROEJA. Foi possível observar (1) que o currículo não está organizado ante as especificidades culturais apresentadas pelos alunos PROEJA pesquisados, (2) que os docentes desconhecem o projeto e o quadro disciplinar do Programa e do Curso, (3) que há limites no diálogo entre as áreas de conhecimento afins e, sobretudo, entre a formação geral e a formação específica, (4) que existe equivalência parcial entre a proposta formativo/pedagógica do PROEJA e a proposta do curso integrado diurno da Instituição, (5) que os alunos pesquisados consideram as relações interpessoais como elementos estruturantes do projeto curricular e do trabalho educativo a ser realizado no PROEJA e, por fim, (6) que eles têm uma forte crença na possibilidade de mobilidade social em função do reconhecimento da qualidade de ensino desenvolvido na instituição e da obtenção de sua profissionalização no âmbito da relação escola-trabalho. |
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