Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  3.12 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Desenho didático: possibilidades e limites do ambiente de aprendizagem moodle
Autor:  
  Kelly Fernandes Pereira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNESA/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  421
Resumo  
  O computador online tem ampliado as possibilidades de oferta de educação por meio dos ambientes virtuais de docência e aprendizagem. É comum, no entanto, encontrar, nesses ambientes, cursos online que subutilizam suas potencialidades pela inadequação do desenho didático, isto é, da disposição de conteúdos e de estratégias de comunicação e aprendizagem. A pesquisa parte desse problema e tem como objetivo geral analisar a produção dos desenhos didáticos dos módulos de um curso construído em um projeto interinstitucional denominado Formação de Professores para Docência Online, no que tange a: interatividade, hipertextualidade e usabilidade. Em consonância com esse objetivo, foram definidas as seguintes questões de estudo: a) que objetivos direcionaram a produção do desenho didático de cada módulo?, b) como esses objetivos definem os conteúdos, os acionamentos das interfaces e as estratégias de avaliação propostas nos módulos?, c) o desenho didático e a mediação docente promoveram interatividade, hipertextualidade e usabilidade?, d) quais as estratégias mais recorrentes utilizadas na produção dos seus desenhos didáticos?, e e) quais os limites e as potencialidades do Moodle para produzir interatividade, hipertextualidade e usabilidade na produção do desenho didático? O referencial teórico contempla: a) a educação online na cibercultura, b) ambientes virtuais de aprendizagem, e c) desenho didático sob a perspectiva da interatividade, usabilidade e hipertextualidade. A metodologia adotada abordagem qualitativa. Instrumentos para coleta de dados: análise documental, observação participante, formulário e questionário. Os resultados revelam que: a) os objetivos se direcionaram à prática docente e à aprendizagem online, consoantes com as disposições de interatividade e aprendizagem definidas no ambiente virtual, b) os objetivos devem estar articulados com os conteúdos, atividades e estratégias de avaliação, visando à cocriação e colaboração entre os aprendizes, (c) na mediação docente, há possibilidade de interatividade, hipertextualidade e usabilidade por meio das interfaces do ambiente virtual quando se dispõe de desenho didático baseado nesses princípios e recursos, (d) os recursos do Moodle mais utilizados em desenho didático foram “página web” e fórum articulando textos e expressão multimidiática, (e) o Moodle propicia, na produção do desenho didático, potencialidades na construção textual e participativa por meio das interfaces do ambiente. Com base nesses resultados, a pesquisa pretende contribuir com a construção da qualidade na educação online, na formação de professores para docência online e, especificamente, na produção do desenho didático.
     
    Baixar arquivo