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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
3,12
MB
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Título: |
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Desenho didático: possibilidades e limites do ambiente de aprendizagem moodle |
Autor: |
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Kelly Fernandes Pereira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNESA/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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264 |
Resumo |
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O computador online tem ampliado as possibilidades de oferta de educação por meio dos ambientes virtuais de docência e aprendizagem. É comum, no entanto, encontrar, nesses ambientes, cursos online que subutilizam suas potencialidades pela inadequação do desenho didático, isto é, da disposição de conteúdos e de estratégias de comunicação e aprendizagem. A pesquisa parte desse problema e tem como objetivo geral analisar a produção dos desenhos didáticos dos módulos de um curso construído em um projeto interinstitucional denominado Formação de Professores para Docência Online, no que tange a: interatividade, hipertextualidade e usabilidade. Em consonância com esse objetivo, foram definidas as seguintes questões de estudo: a) que objetivos direcionaram a produção do desenho didático de cada módulo?, b) como esses objetivos definem os conteúdos, os acionamentos das interfaces e as estratégias de avaliação propostas nos módulos?, c) o desenho didático e a mediação docente promoveram interatividade, hipertextualidade e
usabilidade?, d) quais as estratégias mais recorrentes utilizadas na produção dos seus desenhos didáticos?, e e) quais os limites e as potencialidades do Moodle para produzir interatividade, hipertextualidade e usabilidade na produção do desenho didático? O referencial teórico contempla: a) a educação online na cibercultura, b) ambientes virtuais de aprendizagem, e c) desenho didático sob a perspectiva da interatividade, usabilidade e hipertextualidade. A metodologia adotada abordagem qualitativa. Instrumentos para coleta de dados: análise documental, observação participante, formulário e questionário. Os resultados revelam que: a) os objetivos se direcionaram à prática docente e à aprendizagem online, consoantes com as disposições de interatividade e aprendizagem definidas no ambiente virtual, b) os objetivos devem estar articulados com os conteúdos, atividades e estratégias de avaliação, visando à cocriação e colaboração entre os aprendizes, (c) na mediação docente, há possibilidade de interatividade, hipertextualidade e usabilidade por meio das interfaces do ambiente virtual quando se dispõe de desenho didático baseado nesses princípios e recursos, (d) os recursos do Moodle mais utilizados em desenho didático foram página web e fórum articulando textos e expressão multimidiática,
(e) o Moodle propicia, na produção do desenho didático, potencialidades na construção textual e participativa por meio das interfaces do ambiente. Com base nesses resultados, a pesquisa pretende contribuir com a construção da qualidade na educação online, na formação de professores para docência online e, especificamente, na produção do desenho didático. |
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