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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2.61
MB
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Título: |
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O LUGAR DO DESENHO NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS COM ALUNOS AUTISTAS: UM ESTUDO DE CASO |
Autor: |
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Rosanny Moraes De Morais Teixeira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UDESC/ARTES VISUAIS |
Área Conhecimento |
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ARTES |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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1,168 |
Resumo |
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Esta pesquisa aborda a imagem gráfica no Ensino de Arte como mediadora do
conhecimento em Arte para alunos com necessidades educacionais especiais
Área de Transtornos Globais do Desenvolvimento; com foco no autismo. O recorte
teórico é justificado pela necessidade de se refletir sistematicamente o universo
expressivo das linguagens não-verbais que permeiam a relação pedagógica com o
aluno autista e o potencial que as artes visuais oferecem nesta relação. Sendo uma
pesquisa de abordagem qualitativa; delimitou-se como objeto de estudo a análise da
produção gráfica de uma aluna autista; a partir da coleta realizada na sala de aula
de uma turma de uma escola de Educação Especial em Curitiba. Utilizou-se a
observação participante e o estudo de caso único. O objetivo principal foi identificar
e analisar a representação gráfica de uma aluna autista como forma de expressão
emocional e mediadora de aprendizagens em Arte. Fundamentaram-se as
especificidades da imagem gráfica enquanto linguagem processual e expressão
não-verbal; cuja manifestação é inseparável das fases de desenvolvimento humano;
considerado sob o parâmetro cognitivo; afetivo e psicomotor. Focalizou-se o autismo
e possíveis intervenções pedagógicas da Arte sob uma perspectiva inclusiva. Dentre
outros autores; refere-se a Gombrich; a Francastel Berger; a Langer; a Pino; que
fundamentaram a relação da imagem com a produção cultural; ainda a Vigotsky; a
Wallon; a Oliveira; a Dantas; a Molon; que contribuíram para a abordagem histórico-
cultural e para a dimensão social e afetiva da aprendizagem; a Schwartzmann; a
Rivière; a Frith; a Orrú; a Bosa; entre outros que fundamentaram o autismo e o
processo pedagógico; a Ferreira; a Martins; a Pillar; a Vigotsky; a Derdyk; a Meira; a
Pillotto; que fundamentaram o desenho e o ensino de arte com alguns
desdobramentos que possibilitaram à pesquisadora integrar esses campos de
estudo; pensados a partir das interações que estão relacionadas com afeto;
singularidade e inclusão. A partir do processo de coleta de dados realizado ao longo
do ano letivo de 2009 com a colaboração de duas professoras estagiárias; abordou-
se o estudo de caso de uma jovem autista cuja produção gráfica foi analisada a
partir de três eixos mediadores: imagens e histórias contadas; imagens e brinquedos
e imagens de Arte. Durante a análise dos dados esses eixos foram delimitados pela
pesquisadora a partir da verificação dos elementos presentes na produção gráfica
da aluna; partindo-se do pressuposto de que a complexidade do autismo propõe
caminhos alternativos de compreensão da expressão do aluno; haja vista não ser
possível estabelecer um padrão de análise nos desenhos. Ao contrário; o estudo
finaliza com a abordagem das singularidades da linguagem gráfica do aluno autista
e a importância da Arte e do afeto nas intervenções pedagógicas como fator
inclusivo do mesmo. |
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