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Título:  
  Educação a Distância: a Experiência em uma Organização Militar com Sede no Rio de Janeiro
Autor:  
  Arnaldo De Carvalho Filho   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRRJ/GESTÃO E ESTRATÉGIA EM NEGÓCIOS
Área Conhecimento  
  ADMINISTRAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2006
Acessos:  
  450
Resumo  
  As novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aliadas à educação têm favorecido o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto; o Centro de Estudo de Pessoal (CEP); visando adequar-se a tal realidade; reestruturou a área pedagógica e de informática; para atender a sua força de trabalho e a sociedade; ofertando cursos semipresenciais e a distância. O presente estudo de caso; com base no método Yin (2001); focalizou o CEP; tendo por objetivo contribuir para EaD como um meio de educação democrática através do estudo de uma organização militar com tradição e excelência na condução desse tipo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi quantitativa para identificar as dificuldades; processos; cuidados e procedimentos e qualitativa para identificar as razões que levam a bom termo a democratização do ensino-aprendizagem através da EaD; num país de dimensões continentais como o Brasil. Propõe-se como metodologia de estudo pesquisa bibliográfica e descritiva; questionários e entrevistas. As respostas abertas respondidas durante as entrevistas e por meio dos questionários foram analisadas de acordo com o método de análise de conteúdo de GRACE (1978) e BARDIN (1979). As perguntas fechadas foram examinadas através de percentagens. Por fim; os principais resultados revelados pela pesquisa foram: que a EaD é uma modalidade inclusiva e democrática; de grande alcance; mas que não substitui o ensino presencial; tem a tecnologia de informação e comunicação como a maior aliada; bem como é a educação do futuro por atender as exigências do mundo moderno; onde educar transformando pessoas constitui-se em um diferencial competitivo.
     
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