|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,20
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Educação a Distância: a Experiência em uma Organização Militar com Sede no Rio de Janeiro |
Autor: |
|
Arnaldo De Carvalho Filho
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFRRJ/GESTÃO E ESTRATÉGIA EM NEGÓCIOS |
Área Conhecimento |
|
ADMINISTRAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2006 |
Acessos: |
|
179 |
Resumo |
|
As novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aliadas à educação têm favorecido o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto; o Centro de Estudo de Pessoal (CEP); visando adequar-se a tal realidade; reestruturou a área pedagógica e de informática; para atender a sua força de trabalho e a sociedade; ofertando cursos semipresenciais e a distância. O presente estudo de caso; com base no método Yin (2001); focalizou o CEP; tendo por objetivo contribuir para EaD como um meio de educação democrática através do estudo de uma organização militar com tradição e excelência na condução desse tipo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi quantitativa para identificar as dificuldades; processos; cuidados e procedimentos e qualitativa para identificar as razões que levam a bom termo a democratização do ensino-aprendizagem através da EaD; num país de dimensões continentais como o Brasil. Propõe-se como metodologia de estudo pesquisa bibliográfica e descritiva; questionários e entrevistas. As respostas abertas respondidas durante as entrevistas e por meio dos questionários foram analisadas de acordo com o método de análise de conteúdo de GRACE (1978) e BARDIN (1979). As perguntas fechadas foram examinadas através de percentagens. Por fim; os principais resultados revelados pela pesquisa foram: que a EaD é uma modalidade inclusiva e democrática; de grande alcance; mas que não substitui o ensino presencial; tem a tecnologia de informação e comunicação como a maior aliada; bem como é a educação do futuro por atender as exigências do mundo moderno; onde educar transformando pessoas constitui-se em um diferencial competitivo. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|