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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
673,03
KB
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Título: |
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A participação de professores de ensino superior na educação a distância: incentivos e obstáculos |
Autor: |
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Silvana Júlia da Silveira Diniz
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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CEFET/MG/EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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231 |
Resumo |
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Esta pesquisa teve como objetivo identificar os fatores (incentivos e obstáculos) que influenciam professores de ensino superior a optarem por lecionar cursos à distância, como também identificar se existe diferença significativa na maneira como coordenadores e professores percebem esses fatores. O método de pesquisa adotado no trabalho foi o estudo de caso, através da integração entre as abordagens quantitativa e qualitativa. A instrumentação utilizada para a coleta de dados foi um questionário aplicado a 81 professores e coordenadores que lecionaram disciplinas de graduação a distância na PUC Minas no segundo semestre de 2008. Os resultados indicaram que houve predominância de idade, cargo ocupado e status do cargo ocupado entre os professores que participaram da Educação a Distância (EaD). No entanto, não foi constatada predominância de gênero e área acadêmica de origem entre esses professores. Através dos resultados, foi ainda possível perceber que os professores identificaram fatores intrínsecos como mais relacionados aos fatores listados como motivadores, enquanto fatores extrínsecos foram melhor relacionados aos fatores listados como inibidores. Ao se investigar possíveis diferenças na maneira como professores e coordenadores percebem a EaD, os resultados revelaram que não houve diferença significativa entre a maneira como o professor e coordenador identificaram os fatores motivadores e inibidores. Foi então possível concluir, para este estudo, que a participação dos professores na EaD é influenciada por diversos fatores, incluindo suporte administrativo, técnico e financeiro, como também fatores motivadores e inibidores. E, para que a participação dos professores na EaD continue crescendo, as seguintes recomendações deveriam ser consideradas: (1) oferecer aos coordenadores uma visão geral sobre EaD e sobre como se envolver com essa modalidade de ensino, (2) eliminar os fatores inibidores à participação dos professores e enfatizar os benefícios intrínsecos associados à EaD, e (3) oferecer um maior número programas a distância em diversas áreas acadêmicas. E, finalmente, como principal sugestão de pesquisa futura, recomenda-se um estudo complementar com os professores na faixa etária de 30-44 anos, uma vez 76,9% dos professores respondentes indicaram essa faixa de idade. |
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