|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
2,37
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Os instiutos de educação, ciência e tecnologia: um estudo da expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica |
Autor: |
|
Michele de Almeida Schmidt
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UPF/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2010 |
Acessos: |
|
341 |
Resumo |
|
Este trabalho apresenta uma análise do processo de expansão da educação profissional
e tecnológica até a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O
estudo abrange os 38 institutos criados a partir da Lei n.° 11.892, de 29 de dezembro de 2008, e tem sua base documental proveniente de diversas fontes de informação, entre as quais livros, sites e documentos. Os dados coletados demonstram a dimensão da educação
profissional na rede federal, sendo que a sua história, segundo o Ministério da Educação,
inicia-se com a criação das Escolas de Aprendizes Artífices, em 1909. A estrutura do trabalho
é composta por três capítulos e um anexo que apresenta uma planilha de informações sobre os institutos. No primeiro capítulo, é apresentado um breve histórico da educação profissional no Brasil. O tema expansão, que trata do plano do governo federal para expandir a educação profissional e a composição dos institutos a partir da análise da legislação, está detalhado no segundo capítulo. Por fim, o terceiro capítulo descreve os 38 institutos criados, levando-se em consideração as características específicas de cada campus. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|