|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1.28
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Funk para além da festa: um estudo sobre disputas simbólicase práticas culturais na cidade do Rio de Janeiro |
Autor: |
|
Luciane Soares da Silva
 |
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFRJ/SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA |
Área Conhecimento |
|
SOCIOLOGIA |
Nível |
|
Doutorado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
850 |
Resumo |
|
Como um fenômeno cultural de massa, os bailes denominados na cidade do Rio de Janeiro
como "bailes funk" constituem o objeto desta tese. O objetivo é compreender as práticas
culturais relacionadas ao baile. Ou seja, circuitos de composição, relação com as
gravadoras, com o tráfico local e principalmente as classificações identitárias em torno do
termo "funkeiro", que desde a década de 90 têm implicações diretas nas discussões sobre
ordem urbana. O universo empírico localiza-se em favelas cariocas e mais especificamente
interessam os "bailes de comunidade". Contudo os impactos destes bailes e do funk como
expressão de uma parcela da juventude pobre, transcendem os territórios de favela. A
pesquisa fundamenta-se em entrevistas, etnografia, análise de documentos, jornais e letras
de música para problematização da relação entre práticas culturais, classificações e estigma.
Uma hipótese desta pesquisa aponta para existência de disputas simbólicas entre diversos
atores dentro e fora das favelas pesquisadas. Neste sentido, o funk como termo polissêmico
é tema para discussões sobre ordem urbana, estética, entretenimento, geração de renda,etc.
Esta hipótese reforça o argumento sobre a necessidade de estudar o fenômeno não apenas
como forma de entretenimento mas como importante eixo articulador de mapas cognitivos
em circulação na cidade do Rio de Janeiro.
|
|
|
|
|
|
 |
|
|
|