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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,83
MB
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Título: |
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Leitura de propaganda imprensa: uma contribuição para o ensino de língua portuguesa |
Autor: |
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Valéria Aparecida de Carvalho
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNITAU/LINGÜÍSTICA APLICADA |
Área Conhecimento |
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LINGÜÍSTICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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272 |
Resumo |
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Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998) reforçaram a tendência o Ensino de Língua Portuguesa contextualizado e baseado em gêneros discursivos diversos, circulantes na sociedade. Durante anos, como professora de Língua Portuguesa, observei que, no trabalho com leitura de propaganda impressa, osalunos apresentam muita dificuldade na percepção de efeitos de sentido que a linguagem da propaganda pode criar e na avaliação dos apelos utilizados nesse gênero discursivo. Além disso, a falta de material elaborado para a leitura de propaganda e que procure atender às necessidades dos alunos dificulta o trabalho do professor. As práticas de leitura para a formação de um leitor mais proficiente de propaganda impressa propostas nesta pesquisa justificam-se pelas dificuldades citadas e pela exposição diária dos alunos a um sem-fim de textos publicitários, numa sociedade capitalista como a nossa. O objetivo desta pesquisa é, a partir de um corpus de seis propagandas impressas propor atividades de leitura baseadas em pressupostos teóricos atuais e que possam servir de parâmetro para o trabalho pedagógico de leitura de propaganda em sala de aula, visando com isso contribuir para a formação de leitores mais proficientes desse gênero e com visão mais crítica da publicidade. As bases teóricas dessa pesquisa são a partir dos conceitos bakhtinianos de linguagem e gêneros discursivos, pressupostos teóricos da área de Comunicação Social sobre propaganda, e pressupostos teóricos da abordagem sociocognitiva de leitura. A metodologia de análise do corpus basear-se-á na análise qualitativa das propagandas por meio de categorias estabelecidas a partir da fundamentação teórica. O resultado é uma sequência didática com sugestões de procedimentos de leitura de propaganda impressa. |
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