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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
497.28
KB
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Título: |
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A CONCEPÇÃO DE CULTURA EM BRUNER E VIGOTSKI: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR |
Autor: |
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Vanessa Gertrudes Rabatini
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNESP/ARAR/EDUCAÇÃO ESCOLAR |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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835 |
Resumo |
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A presente pesquisa de mestrado teve como objetivo analisar a concepção de cultura em obras
selecionadas do psicólogo norte-americano Jerome Bruner e do psicólogo soviético Lev
Semenovich Vigotski e as suas implicações para a Educação Escolar. Este trabalho é fruto de
uma pesquisa de iniciação científica; que analisou as concepções de escola em autores
contemporâneos sob a perspectiva da Teoria da Atividade; comparando-as com as ideias
pedagógicas contidas nos trabalhos de Vigotski; Leontiev e Luria. No decorrer dessa pesquisa
constatou-se que muitas dessas concepções sobre a escola eram perpassadas pela questão da
cultura. Portanto; com o objetivo de um estudo aprofundado; selecionamos autores como
Bruner e Vigotski porque ambos desenvolveram uma concepção de cultura que traz várias
implicações para a Educação Escolar na atualidade. Para analisar a cultura nas obras de
Bruner e Vigotski; procedemos inicialmente a uma primeira leitura exploratória por meio da
qual apreendemos de suas obras núcleos teóricos conceituais; sejam eles: universo simbólico;
narrativa e comunidade cultural; para o primeiro autor; e natureza social do psiquismo; signos
ou instrumentos culturais e função psíquica superior; para o segundo autor. Feito isso;
realizamos uma análise comparativa dessa concepção e constatamos que Bruner transita em
um veio fenomenológico hermenêutico; afirmando premissas da pós-modernidade e do
multiculturalismo; enquanto Vigotski em uma vertente materialista histórico-dialética sustenta
a ontologia do ser ligado à sua historicidade e às relações sociais. No que tange a análise
dialética singular-particular-universal; concluímos que a concepção de cultura entre os dois
autores se distancia. Para Bruner essa concepção é focada na particularidade aparente; já
Vigotski; entende que a prática humana; na qual se inclui a produção da cultura; encerra
sempre a relação entre o singular-particular-universal; por dotar-se de uma correspondência
essencialmente histórica e universal. |
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