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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
7.88
MB
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Título: |
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Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo |
Autor: |
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Tereza Cristina Carvalho Iwamoto De Oliveira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNESP/PP/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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1,894 |
Resumo |
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Partindo da experiência e de estudos anteriores a respeito do processo educacional das pessoas
com autismo, pensou-se em como o uso do computador poderia auxiliar o processo de ensino
e aprendizagem dessas pessoas, tendo como recurso um Objeto de Aprendizagem - OA
produzido para o trabalho com esse público com objetivo de viabilizar mais um recurso que
possa trabalhar a sua aprendizagem por meio do conhecimento de mundo. Portanto, esta
pesquisa analisa se a construção e implementação de um OA para as pessoas com autismo
pode favorecer o seu processo educacional. Para isso, foi realizado um extenso estudo a esse
respeito, levando em consideração suas possíveis dificuldades e interesses, além das
peculiaridades que envolvem a síndrome para a construção e implementação desse recurso
para o trabalho educacional com essas pessoas. Adotou-se um enfoque qualitativo, com o
intuito de obter informações em diversos segmentos a respeito do autismo, do processo de
ensino aprendizagem e do uso computador com essas pessoas para que a construção do OA
pudesse ser respaldada de informações condizentes com a proposta apresentada. Para a fase
final da pesquisa foi selecionado dois participantes com autismo, matriculados no ensino
regular para a utilização do OA em quatro encontros para uma aplicação teste, com o intuito
de verificar por meio da observação as possibilidades e limitações desse recurso na
aprendizagem dessas pessoas. Como recursos para coleta de dados, foram utilizados:
gravador, máquina fotográfica e um caderno para as anotações das observações. Os resultados
alcançados mostraram que o uso do OA Aprendendo com a Rotina pode vir a ser um
facilitador do processo de aprendizagem dessas pessoas, uma vez que utiliza estímulos visuais
e sonoros, que possibilita uma maior interação com ações da vida diária, ampliação do
conhecimento de mundo, da comunicação e da socialização, desde que seja levado em
consideração as características, interesse e nível de desenvolvimento das pessoas com
autismo. |
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