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Título:  
  Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo
Autor:  
  Tereza Cristina Carvalho Iwamoto De Oliveira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNESP/PP/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  2.043
Resumo  
  Partindo da experiência e de estudos anteriores a respeito do processo educacional das pessoas com autismo, pensou-se em como o uso do computador poderia auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dessas pessoas, tendo como recurso um Objeto de Aprendizagem - OA produzido para o trabalho com esse público com objetivo de viabilizar mais um recurso que possa trabalhar a sua aprendizagem por meio do conhecimento de mundo. Portanto, esta pesquisa analisa se a construção e implementação de um OA para as pessoas com autismo pode favorecer o seu processo educacional. Para isso, foi realizado um extenso estudo a esse respeito, levando em consideração suas possíveis dificuldades e interesses, além das peculiaridades que envolvem a síndrome para a construção e implementação desse recurso para o trabalho educacional com essas pessoas. Adotou-se um enfoque qualitativo, com o intuito de obter informações em diversos segmentos a respeito do autismo, do processo de ensino aprendizagem e do uso computador com essas pessoas para que a construção do OA pudesse ser respaldada de informações condizentes com a proposta apresentada. Para a fase final da pesquisa foi selecionado dois participantes com autismo, matriculados no ensino regular para a utilização do OA em quatro encontros para uma aplicação “teste”, com o intuito de verificar por meio da observação as possibilidades e limitações desse recurso na aprendizagem dessas pessoas. Como recursos para coleta de dados, foram utilizados: gravador, máquina fotográfica e um caderno para as anotações das observações. Os resultados alcançados mostraram que o uso do OA “Aprendendo com a Rotina” pode vir a ser um facilitador do processo de aprendizagem dessas pessoas, uma vez que utiliza estímulos visuais e sonoros, que possibilita uma maior interação com ações da vida diária, ampliação do conhecimento de mundo, da comunicação e da socialização, desde que seja levado em consideração as características, interesse e nível de desenvolvimento das pessoas com autismo.
     
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