|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,36
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores |
Autor: |
|
Eustáquio São José de Faria
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFU/ENGENHARIA ELÉTRICA |
Área Conhecimento |
|
ENGENHARIA ELÉTRICA |
Nível |
|
Doutorado
|
Ano da Tese |
|
2010 |
Acessos: |
|
138 |
Resumo |
|
O ensino-aprendizagem de programação de computadores tem sido alvo de investigações
cientificas desde os primórdios da computação. Embora diversas estratégias foram e ainda
têm sido experimentadas, sua aplicação em cursos de computação e afins se mostra difícil,
uma vez que exige algum empenho de educadores em buscá-las, estudá-las e avaliá-las. Não
procurando a cura milagrosa para todos os problemas nessa área (relatados na literatura), e
acreditando no potencial pedagógico da teoria do conflito sócio-cognitivo, decidiu-se
construir um método de ensino de programação baseado na taxionomia de objetivos
educacionais de Bloom a ser aplicado através da técnica de Programação em Duplas. O
método está sendo utilizado na produção de um livro de Algoritmos e Técnicas de
Programação no intuito de difundi-lo na Academia. Foram realizados experimentos com o
método em uma Universidade da iniciativa privada e constatou-se um expressivo aumento de
motivação dos aprendizes que a ele foram submetidos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|