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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,40
MB
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Título: |
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A leitura do mundo por meio dos sentidos: histórias de ensino, aprendizagem e deficiência visual |
Autor: |
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Judith Mara de Souza Almeida
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFU/ESTUDOS LINGÜÍSTICOS |
Área Conhecimento |
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LINGÜÍSTICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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158 |
Resumo |
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Este trabalho teve como objetivo relatar e analisar uma experiência de ensino e
aprendizagem para alunos com deficiência visual nas aulas de leitura e foi realizado
com base nos pressupostos da Pesquisa Narrativa: Dewey (1938), Clandinin; Connelly
(1994, 2004), Mello (1999, 2004), Connelly; Clandinin (2000). No estudo sobre a
leitura, usei Kleiman como principal referencial (1989, 1995, 1999, 2004, 2007),
buscando refletir sobre as pesquisas que a autora realizou sobre o tema, bem como
tentando estabelecer uma relação entre essas teorias e a questão da deficiência visual,
pois os estudos elaborados consideraram apenas alunos videntes. Para discutir interação,
parti de conceitos e reflexões realizadas por Vygotsky (1934). Por meio de diários
elaborados a partir da vivência da experiência com alunos com deficiência visual e com
professores participantes da pesquisa, tentei compreender ações, relatos ou qualquer
outra forma significativa de manifestação que estivesse relacionada com o processo de
leitura, para, depois, compor sentidos e construir novas histórias. O material
documentário foi analisado à luz das teorias de Ely; Vinz; Downing; Anzul (2001),
Mello (1999, 2004), Koch e Elias (2006). Foi possível com a presente pesquisa
desconstruir mitos negativos relacionados às pessoas com deficiência visual e também
percebê-las como pessoas importantes de serem ouvidas e observadas dentro de um
processo reflexivo em que se busca eliminar ou diminuir preconceitos e situações
excludentes. |
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