|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
920,87
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Os elementos mágicos dos contos de fadas na educação - Uma experiência dialógica: o projeto "contando histórias que estimulam a pensar" |
Autor: |
|
Dilvanir José Gonçalves
 |
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNISAL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
809 |
Resumo |
|
Esta dissertação tem como tema os elementos mágicos dos contos de fadas
na educação e a importância do contador de história na formação do leitor.
Reconhecendo a complexidade do mundo atual e a relação desarmônica entre
homem e natureza e entre o ser e sua interioridade, o estudo propõe uma
educação voltada à reflexão, por meio da contação de história, distinguindo o
poder transformador dos elementos mágicos dos contos de fadas. Objetiva
investigar a importância dos contos de fada e seu caráter simbólico voltado à
reflexão, no sentido de que o ser deve empreender uma viagem ao seu próprio
interior, bem como resgatar seus valores internos para, então, tornar-se um
sujeito constituído, independentemente de sua realidade e época. Contudo,
faz-se necessária a presença de mediadores para fazer com que tantas
informações cheguem à criança, de forma prazerosa. Este papel cabe a pais,
avós, tios, professores, autores, artistas, entre outros. Para tanto foi utilizado
como embasamento teórico os referenciais: Bruno Bettelheim, Joseph
Campbel, Erich Fromm, além de Regina Zilberman, Kátia Canton e Diana e
Mario Corso. As atividades práticas e o relato de experiência baseiam-se num
projeto denominado "Contando Histórias que Estimulam a Pensar",
desenvolvido na cidade de Cubatão-SP, em 2007, para 2.700 crianças de 1ª a
3ª série do Ensino Fundamental. Com este projeto conseguimos deixar a
criança envolvida com o livro, de forma a descobrir o encantamento de ler e
ouvir história. |
|
|
|
|
|
 |
|
|
|