Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  920.87 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Os elementos mágicos dos contos de fadas na educação - Uma experiência dialógica: o projeto "contando histórias que estimulam a pensar"
Autor:  
  Dilvanir José Gonçalves   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNISAL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  728
Resumo  
  Esta dissertação tem como tema os elementos mágicos dos contos de fadas na educação e a importância do contador de história na formação do leitor. Reconhecendo a complexidade do mundo atual e a relação desarmônica entre homem e natureza e entre o ser e sua interioridade, o estudo propõe uma educação voltada à reflexão, por meio da contação de história, distinguindo o poder transformador dos elementos mágicos dos contos de fadas. Objetiva investigar a importância dos contos de fada e seu caráter simbólico voltado à reflexão, no sentido de que o ser deve empreender uma viagem ao seu próprio interior, bem como resgatar seus valores internos para, então, tornar-se um sujeito constituído, independentemente de sua realidade e época. Contudo, faz-se necessária a presença de mediadores para fazer com que tantas informações cheguem à criança, de forma prazerosa. Este papel cabe a pais, avós, tios, professores, autores, artistas, entre outros. Para tanto foi utilizado como embasamento teórico os referenciais: Bruno Bettelheim, Joseph Campbel, Erich Fromm, além de Regina Zilberman, Kátia Canton e Diana e Mario Corso. As atividades práticas e o relato de experiência baseiam-se num projeto denominado "Contando Histórias que Estimulam a Pensar", desenvolvido na cidade de Cubatão-SP, em 2007, para 2.700 crianças de 1ª a 3ª série do Ensino Fundamental. Com este projeto conseguimos deixar a criança envolvida com o livro, de forma a descobrir o encantamento de ler e ouvir história.
     
    Baixar arquivo