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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,23
MB
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Título: |
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Práticas docentes com o ensino da língua espanhola nas séries iniciais |
Autor: |
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Cristina Pureza Duarte Boéssio
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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694 |
Resumo |
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Minha experiência docente, tanto com crianças do ensino fundamental, como com
acadêmicos do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Pampa
(UNIPAMPA), instigou-me a verificar a possibilidade de realizar uma prática docente
com o ensino de língua espanhola a crianças brasileiras das séries iniciais do
fundamental na rede básica regular de ensino. Ancorada em um referencial teórico
que trata de diferentes aspectos do processo ensino-aprendizagem, busquei em
Porto (2001, 2002, 2003) Lucarelli (2007, 2009), Krashen (1982, 1985) Johnson
(2008), entre outros, subsídios para sustentar minha questão de pesquisa: como os
sujeitos desta investigação desenvolvem suas práticas pedagógicas a partir do que
lhes foi proposto em duas disciplinas optativas no Curso de Letras. A partir daí,
procurei compreender como essas disciplinas contribuíram para a prática docente
desses sujeitos e conhecer essa prática com o ensino de língua espanhola a
crianças brasileiras, em sala de aula. Através de uma abordagem qualitativa, reuni,
através de observação, gravação e transcrição das aulas, de conversas com os
sujeitos e de notas do diário de campo, dados que me possibilitaram a interpretação
da necessidade de a universidade oportunizar, em seus cursos, uma relação mais
estreita entre teoria/prática, permitindo que haja uma retroalimentação nessas duas
formas de construção do conhecimento. Ainda pude evidenciar a efetiva contribuição
do lúdico e do trabalho colaborativo no ensino de uma língua estrangeira,
principalmente em se tratando de uma região de fronteira em que as línguas
coexistem nas diferentes esferas sociais. Este trabalho suscitou muitos questionamentos que abrem espaços para novos estudos, mas demonstrou a
responsabilidade da universidade no contexto em que está inserida. Mostrou, ainda,
que é possível viabilizar o aprendizado de língua espanhola para crianças das sérias
iniciais da rede básica de ensino, inserindo essa prática no currículo dos Cursos de
Licenciatura em Letras e capacitando os futuros professores para esse desafio. Os
achados apontam os benefícios da inovação, seja ela no contexto universitário como
no contexto escolar. |
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