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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
591,30
KB
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Título: |
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A interação no contexto de educação a distância: uma análise sob a perspectiva dos alunos |
Autor: |
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Silvia Gonzaga Chagas Gomes de Oliveira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFU/ESTUDOS LINGÜÍSTICOS |
Área Conhecimento |
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LINGÜÍSTICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2005 |
Acessos: |
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167 |
Resumo |
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O objetivo desta pesquisa foi investigar os fatores "interação" e "sentimento de pertença" na perspectiva dos alunos de um curso de Inglês a distância, via Internet. Para tanto, contrastamos as opiniões de alunas e professoras de um curso a distância com as opiniões de alunos e professora de um curso presencial. Nosso estudo foi norteado pela hipótese de que a existência de uma ampla gama de recursos tecnológicos não garantiria necessariamente uma maior e melhor interação, e nem o sentimento de pertença, em cursos de línguas a distância, via Internet. Isto porque não se pode garantir a priori o desencadeamento de processos identitários com este meio. A fundamentação teórica para a verificação dessa hipótese foi composta de quatro itens: Educação a Distância, interação no contexto presencial e a distância, processos de identificação e sentimento de pertença. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionários, uma entrevista semi-estruturada e a compilação de interações de fóruns do curso a distância. Levando em consideração todas as respostas das alunas do curso a distância sobre o fator interação, notamos que em nenhum momento foi explicitada a preferência pela interação on-line ou a sua superioridade, corroborando nossa hipótese. Em relação ao sentimento de pertença, as análises mostraram dados significativos: nos dois contextos, os alunos que se sentiam pertencentes a um grupo afirmaram que o sentimento de pertença ajudava no processo de aprendizagem e, por outro lado, os alunos que não se sentiam parte do grupo relataram que o sentimento de pertença não interferia no processo de aprendizagem. Dois fatos presentes neste trabalho são contrários ao que é postulado pela literatura da área: 1) a menção de que o grupo interagia bem no contexto a distância porque as pessoas tinham encontros presenciais, 2) a afirmação de que o sentimento de pertença não influenciava o processo de aprendizagem. |
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