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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A interação no contexto de educação a distância: uma análise sob a perspectiva dos alunos
Autor:  
  Silvia Gonzaga Chagas Gomes de Oliveira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFU/ESTUDOS LINGÜÍSTICOS
Área Conhecimento  
  LINGÜÍSTICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2005
Acessos:  
  167
Resumo  
  O objetivo desta pesquisa foi investigar os fatores "interação" e "sentimento de pertença" na perspectiva dos alunos de um curso de Inglês a distância, via Internet. Para tanto, contrastamos as opiniões de alunas e professoras de um curso a distância com as opiniões de alunos e professora de um curso presencial. Nosso estudo foi norteado pela hipótese de que a existência de uma ampla gama de recursos tecnológicos não garantiria necessariamente uma maior e melhor interação, e nem o sentimento de pertença, em cursos de línguas a distância, via Internet. Isto porque não se pode garantir a priori o desencadeamento de processos identitários com este meio. A fundamentação teórica para a verificação dessa hipótese foi composta de quatro itens: Educação a Distância, interação no contexto presencial e a distância, processos de identificação e sentimento de pertença. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionários, uma entrevista semi-estruturada e a compilação de interações de fóruns do curso a distância. Levando em consideração todas as respostas das alunas do curso a distância sobre o fator interação, notamos que em nenhum momento foi explicitada a preferência pela interação on-line ou a sua superioridade, corroborando nossa hipótese. Em relação ao sentimento de pertença, as análises mostraram dados significativos: nos dois contextos, os alunos que se sentiam pertencentes a um grupo afirmaram que o sentimento de pertença ajudava no processo de aprendizagem e, por outro lado, os alunos que não se sentiam parte do grupo relataram que o sentimento de pertença não interferia no processo de aprendizagem. Dois fatos presentes neste trabalho são contrários ao que é postulado pela literatura da área: 1) a menção de que o grupo interagia bem no contexto a distância porque as pessoas tinham encontros presenciais, 2) a afirmação de que o sentimento de pertença não influenciava o processo de aprendizagem.
     
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