Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  378,18 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Projeto político pedagógico em ação: discutindo a emancipação de base freiriana - a voz de educandos do Colégio Municipal Pelotense
Autor:  
  Carlos Alberto Barz   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  324
Resumo  
  A construção de um mundo humanizado exige a implementação de processos educativos críticos e transformadores. Neste sentido, este trabalho buscou analisar o desenvolvimento do conceito de emancipação proposto pelo projeto político pedagógico do Colégio Municipal Pelotense, levando em consideração que este é tomado a partir do pensamento de Paulo Freire. Deste modo, o objetivo central desta pesquisa buscou responder em que medida os estudantes dessa escola manifestam algum indício de posicionamento emancipatório coerente com a proposta político-pedagógica de Freire. A partir da fala da coordenação pedagógica da escola pesquisada, percebeu-se que o conceito de emancipação é interpretado como uma conquista política efetivada a partir da emersão político-social, buscando a formação de cada sujeito voltado para o comprometimento com um projeto de sociedade na direção dos objetivos universais. A pesquisa demonstrou que existem aproximações do conceito de emancipação pensado pelo Colégio Municipal Pelotense e a categoria freiriana do ser-mais. Como procedimento metodológico, a investigação utilizou o recurso do diálogo estabelecido a partir do encontro entre o pensamento de Freire e os sujeitos da pesquisa (alunos do terceiro ano do ensino médio). No caminho investigativo, o estudo buscou desdobrar o ser-mais freiriano, donde foram extraídas as categorias: autonomia, diálogo, conscientização e ética, que serviram para teorizar a exposição dos sujeitos da pesquisa mediada pela problematização dos temas emergentes na realidade sócio-econômica dos estudantes.
     
    Baixar arquivo