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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1.40
MB
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Título: |
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A influência da oralidade na escrita das séries iniciais: uma análise a partir de erros ortográficos |
Autor: |
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Daiani De Jesus Garcia
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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438 |
Resumo |
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Este trabalho, com o objetivo de descrever e analisar os erros ortográficos na
escrita inicial, especialmente aqueles motivados pela influência da oralidade,
desenvolve-se a partir da análise de dados extraídos de textos produzidos
espontaneamente por crianças pertencentes a três grupos sociolinguísticos
distintos, que frequentam diferentes escolas da cidade de Pelotas/RS: duas
públicas, uma de zona urbana e outra de zona rural, e uma particular. Os erros
ortográficos foram classificados em três categorias: erros decorrentes da
interferência de regras fonológicas categóricas, erros decorrentes da interferência
de regras fonológicas variáveis graduais, e erros decorrentes da interferência de
regras fonológicas variáveis descontínuas (cf. BORTONI-RICARDO, 2005). É
também objetivo do estudo verificar a influência de categorias extralinguísticas tais
como tipo de escola, série e sexo. Os resultados obtidos corroboram a ideia de
que os desvios ortográficos cometidos pelas crianças podem revelar aspectos de
seu conhecimento linguístico, sobretudo aqueles referentes à fonologia da língua.
Verificamos que os erros decorrentes da interferência de regras variáveis graduais
foram os que ocorreram com mais frequência nas três escolas pesquisadas,
entretanto, na maioria dos casos, a incidência desses erros foi diminuindo com o
avanço das séries. Em relação aos erros decorrentes da interferência de regras
variáveis descontínuas, pudemos constatar que ocorreram apenas nos textos dos
alunos das escolas públicas, principalmente na de zona rural. Quanto aos erros
decorrentes da interferência das regras categóricas, cujo dado principal envolve
casos de hipossegmentação, observamos que têm maior incidência em dados da
zona rural. Em nosso estudo, verificamos que a proposta de Bortoni-Ricardo para
a categorização de erros de oralidade mostrou-se adequada para a classificação
dos dados analisados. |
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