Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  3.45 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Um estudo sobre a memória de trabalho, a consciência fonológica e a escrita em pacientes com doença de alzheimer
Autor:  
  Marivone Faturi Vacari   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/RS/LINGÜÍSTICA E LETRAS
Área Conhecimento  
  LETRAS
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  48
Resumo  
  Os sintomas clínicos da doença de Alzheimer (DA) caracterizam-se por alterações cognitivas, entre elas, a memória e a linguagem. No que compete à linguagem, estudos atuais têm revelado que os prejuízos linguísticos não se limitam apenas a mudanças no vocabulário. Falhas na escrita, na compreensão leitora e sua correlação com a memória de trabalho já são detectados na fase inicial da doença. O objetivo deste estudo foi verificar se há uma relação entre o desempenho em consciência fonológica com habilidades de escrita e memória de trabalho em pacientes com DA leve e moderada falantes do português brasileiro. O presente trabalho foi realizado com pacientes do setor de neurologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Foram avaliados 05 sujeitos com diagnóstico de DA de gravidade leve e 05 idosos com DA de gravidade moderada. Também participaram do estudo 10 idosos saudáveis pertencentes ao grupo controle. Os dados mostram que os indivíduos com DA avaliados apresentam desempenho inferior em relação ao grupo controle em todas as atividades solicitadas. Embora com um grupo pequeno, este estudo identificou alterações cognitivas nos sujeitos com DA, como habilidades de memória de trabalho, consciência fonológica e escrita.
     
    Baixar arquivo