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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
729.04
KB
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Título: |
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Aplicabilidade do Rorschach na avaliação psicológica do autismo |
Autor: |
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Maria Helena de Oliveira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRN/PSICOLOGIA |
Área Conhecimento |
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PSICOLOGIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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2,664 |
Resumo |
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O presente trabalho investiga a aplicabilidade do Rorschach na avaliação de características de
personalidade de sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A relevância do estudo
deve-se à necessidade do desenvolvimento de pesquisas na área de avaliação psicológica de
sujeitos com TEA, mediante a utilização de instrumentos apropriados para tal finalidade. A
escolha pelo Método de Rorschach ampara-se em ser uma técnica que revela a organização básica
da estrutura da personalidade, incluindo características da afetividade, sensualidade, vida interior,
recursos mentais, energia psíquica e traços gerais e particulares do estado intelectual do sujeito.
Os objetivos específicos buscaram identificar os fatores perceptivos da estrutura de personalidade
de sujeitos com TEA; contribuir para o entendimento de tal síndrome, visando o estabelecimento
de possíveis intervenções terapêuticas a partir do Psicodiagnóstico do Rorschach e, verificar a
adequação do referido método como instrumento de avaliação de características de personalidade
de sujeitos com TEA e possíveis uso no Brasil, a partir de resultados normativos preliminares.
Os participantes foram pareados individualmente por sexo e idade totalizando 44 adolescentes,
jovens e adultos de ambos os sexos, na faixa etária de 14 a 39 anos (média: 23,5 anos) distribuídos
em 2 grupos. Grupo 1 composto por 22 adolescentes,jovens e adultos com diagnóstico clínico do
espectro autista (dificuldades na comunicação, interação social, atividades e interesses restritos e
repetitivos); Grupo 2 constituído de 22 adolescentes, jovens e adultos com comportamento típico e
escolaridade compatível ao primeiro grupo. As análises foram obtidas por meio dos testes
estatísticos Mann-Whitney e Wilcoxon para verificação das possíveis diferenças, considerando
variáveis sociodemográficas. Os resultados apontam para um interesse restrito ou mesmo
dificuldade na expressão da interação sócio-afetivas dos sujeitos com TEA. Ressalta-se, porém, a
necessidade de estudos acerca da avaliação de características de personalidade de sujeitos com
TEA visando uma melhor compreensão do dinamismo psíquico desses de modo a fornecer
subsídios que possam somar-se as técnicas diagnósticas já existentes, sendo o Método de
Rorschach uma possibilidade de caracterização de expressão da personalidade. |
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