|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
8,37
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Análise de desempenho de plataforma de educação a distância com arquitetura cliente-servidor utilizando teoria de filas |
Autor: |
|
Leonardo Antônio Alves
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFG/ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
ENGENHARIA ELÉTRICA |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2010 |
Acessos: |
|
158 |
Resumo |
|
Neste trabalho, propõe-se um modelo de análise para prever o desempenho
de um sistema cliente-servidor referente a uma plataforma de Educação a Distância.
Esta abordagem é baseada na teoria de filas e pode descrever adequadamente o
desempenho de uma plataforma de Educação a Distância e seus parâmetros, como
por exemplo, o tempo médio de resposta do servidor. Utiliza-se o modelo de Poisson
para descrever o processo de requisições no sistema EaD, comparando os resultados
fornecidos pelo modelo com os de uma plataforma de Educação a Distância
mantida pela empresa MSD Educação. Neste estudo, desenvolveu-se uma ferramenta
precisa para a concepção e dimensionamento de plataformas de Educação a
Distância baseada no modelo cliente-servidor de acordo com a demanda crescente
de acesso. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|