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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,32
MB
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Título: |
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Aprendizagens na educação a distância: caminhos de um processo autopoiético |
Autor: |
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Mônica Eliza Malacarne
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNISC/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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205 |
Resumo |
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O objetivo dessa investigação foi analisar as principais características do processo de aprendizagem de alunos da Educação a Distância (EaD), tendo como elemento principal as interações cognitivo/afetivas. O referencial teórico foi construído no Paradigma da Complexidade e da Biologia da Cognição/Autopoiese.
Esta escolha nasceu da possibilidade de conectar o que foi separado, a partir de um saber não-fragmentado, concebendo a inseparabilidade de elementos como corpo e mente, sujeito e objeto, razão e emoção. A partir dessa estrutura teórica construi a questão central da pesquisa que gira em torno de como emerge o processo de
aprendizagem na Educação a Distância tendo como pressuposto interações em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nesse estudo, os sujeitos são compreendidos como um todo integrado, que interagem não separando o ser/fazer/conhecer. A
pesquisa é de cunho qualitativo, apresenta uma revisão teórica e a metodologia aplicada tem dois momentos para construção dos dados, entrevista individual e interações em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle), posteriormente analisados por marcadores operatórios. Estabelecendo coesão epistemológica com os pressupostos da complexidade e com o processo de interação/perturbação dos sujeitos envolvidos na pesquisa, parti do pressuposto de pesquisadora e
observadora envolvida em todo processo de construção e análise de dados. Os processos de aprendizagem analisados oportunizaram a criação de redes cognitivoafetivas, e dão indícios de que são potencializados a partir das interações em
convergências entre ser/viver/conhecer. |
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