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Título:  
  Um modelo de aferição de usabilidade dos diferentes personas em ambientes virtuais de aprendizagem no contexto da educação a distância a partir de um estudo de caso do sistema UAB/UFAL
Autor:  
  Angela Lima Peres   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFAL/MODELAGEM COMPUTACIONAL DE CONHECIMENTO
Área Conhecimento  
  INTERDISCIPLINAR
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  301
Resumo  
  O presente trabalho apresenta um Modelo de Aferição de Usabilidade de Ambientes Virtuais de Aprendizagem no contexto da educação à distância a partir do estudo de caso do Moodle UAB/UFAL. Estes ambientes representam a sala de aula do estudante onde ele obtém os materiais, executa atividades de aprendizagem, interage com colegas, tutores e professores e é avaliado. Aferições e recomendações de melhoria em usabilidade têm como meta promover a motivação no processo de ensino-aprendizagem. O modelo propõe a aferição através de questionários e complementada por análise das interações provenientes da observação em laboratório. As dimensões propostas para análise são: eficácia, eficiência, facilidade de uso, facilidade de aprendizado, memorização, facilidade na recuperação de erros, disponibilidade e utilidade dos recursos, confiabilidade, satisfação e motivação em explorar os inúmeros recursos da plataforma. Personas foram criados com o objetivo de dar mais visibilidade aos perfis encontrados no estudo e a análise foi realizada para cada um destes perfis. O modelo sugere métricas quantitativas complementadas por análises qualitativas. O estudo de caso da avaliação da plataforma AVA Moodle UAB/UFAL envolveu 55 estudantes. O AVA obteve um bom nível de usabilidade no contexto analisado em quase todas as dimensões, com exceção da facilidade na correção de erros e disponibilidade dos recursos que podem ser aprimoradas. Nas análises qualitativas, foram identificadas questões que interferem na percepção da usabilidade da plataforma relacionadas a aspectos operacionais e de planejamento pedagógico e administrativos.
     
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