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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,61
MB
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Título: |
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Tecnologia e media óticos em Kafka |
Autor: |
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Thiago Benites dos Santos
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRGS/LETRAS |
Área Conhecimento |
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LETRAS |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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356 |
Resumo |
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Desviando das interpretações tradicionais da obra de Franz Kafka que a tratam sob o aspecto do
labirinto, caos, absurdo e burocracia, este trabalho propõe analisar os influxos da tecnologia e
media óticos tanto em seus textos biográficos quanto ficcionais. Referente à tecnologia, será
trabalhado o aspecto da vida profissional de Kafka, que regularmente é visto unicamente dentro
do contexto do trabalho burocrático no escritório da companhia seguradora. Essa parcialidade
normalmente negligencia o fato de Kafka ter sido um perito em máquinas e ter como uma de
suas principais funções a de fiscalizar os níveis de periculosidade em diversas fábricas. O
pressuposto é que esse aspecto não deixou de se infiltrar em sua obra. No sentido das inovações
emergentes da época, o trabalho se ocupa, além do aspecto das máquinas, também com as novas
formas perceptivas geradas pela experiência urbana. No ponto de vista do trabalho essa
experiência urbana se sedimenta nos textos de maneira fortemente visual. Tanto a experiência dos
carros e bondes quanto do cinema e Kaiserpanorama geram uma escrita fortemente visual. Assim,
se aborda uma possível influência provinda dos media óticos. Quanto a este aspecto se trabalha
inicialmente o cinema já que Kafka deixou registros de visitas ao cinematógrafo em muitas de
suas anotações, tanto em diários quanto em cartas. O trabalho mostra o quanto esse medium não
figurava simplesmente como um divertimento secundário para o autor, mas sim que ele deixou
de diversas formas traços em sua escrita. Tais traços são verificados tanto através de temas
utilizados pelo cinema mudo quanto na aplicação de técnicas cinematográficas emprestadas à
narrativa literária. O segundo medium ótico analisado é o Kaiserpanorama, dispositivo bastante
popular no início do século XX, que através de um dispositivo binocular permite assistir uma
sequência de fotografias estereoscópicas estáticas com efeito tridimensional. Em seus escritos
Kafka deixou manifestações bastante entusiásticas a respeito desse aparelho. A intenção de
aproximar a obra kafkiana desses dois media essencialmente tão divergentes entre si, aponta assim
uma particularidade de seus textos, ou seja, uma oscilação entre elementos dinâmicos
(cinematográficos) e estáticos (fotográficos). |
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