|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
13,61
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Formulação e ensino-aprendizagem na fala-eminteração de sala de aula de inglês como língua adicional na educação de jovens e adultos |
Autor: |
|
Catilcia Prass Lange
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFRGS/LETRAS |
Área Conhecimento |
|
LINGÜÍSTICA |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2010 |
Acessos: |
|
190 |
Resumo |
|
Esta pesquisa tem como objetivo investigar a prática de formulação na fala-em-interação de
uma sala de aula de inglês como língua adicional na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os
conceitos teóricos e a fundamentação metodológica estão embasados na Análise da Conversa
Etnometodológica (ACE). O conjunto de dados se constitui de cerca de 14 horas de gravações
audiovisuais realizadas em uma escola estadual situada na periferia geográfica e econômica
de Porto Alegre. Houve trabalho colaborativo entre a pesquisadora e a professora de inglês da
escola que produziram em conjunto o material didático utilizado nas aulas. A análise dos
dados evidenciou que a prática da formulação foi uma prática recorrente utilizada pela
professora para conduzir a aula. As formulações auxiliaram no destaque e na exposição da
construção de conhecimento realizada no grupo, bem como na checagem de entendimento e
na resolução dos problemas de intersubjetividade através do reparo em terceira posição.
Também foi observada e analisada a relação entre a prática de formular e a cognição
socialmente compartilhada e a relação das formulações com o ensino-aprendizagem. A
análise detalhada das interações revelou o engajamento dos participantes com a construção
conjunta de conhecimento, revelou também essa construção sendo tornada explícita por eles
na interação. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|