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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,38
MB
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Título: |
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Kierkegaard e a Educação da Subjetividade: Ironia e Edificação |
Autor: |
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Fransmar Barreira Costa Lima
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UPM/EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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370 |
Resumo |
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O trabalho que ora se apresenta trata sobre a educação da subjetividade no pensamento de Søren Kierkegaard, filósofo dinamarquês da primeira metade do século XIX.
O primeiro capítulo explana sobre a crise do pensamento sistemático moderno e a crítica de Kierkegaard ao pensamento lógico formal e aponta suas inferências na educação contemporânea, versando sobre o indivíduo estabelecido no contexto da modernidade, a necessidade da comunicação e o papel da subjetividade na transição do indivíduo genérico para o Indivíduo na existência.
O segundo capítulo trata o conceito de subjetividade e sua relevância na edificação do Indivíduo em Kierkegaard, delimitado pelo pseudônimo Johannes Climacus na obra Post-Scriptum conclusivo, não científico às Migalhas Filosóficas. Infere também sobre a relação entre discípulo e mestre e a crítica a nosso sistema educacional a partir das Migalhas Filosóficas. Ainda no segundo capítulo, o conceito de edificante surge como aporte fundamental para a educação da subjetividade nas Obras do Amor.
O terceiro capítulo trata a ironia kierkegaardiana como aparato de desconstrução sistemática, valorizando a linguagem significativa da educação, a seriedade e o humor.
O quarto capítulo relaciona os conceitos kierkegaardianos apresentados com a necessidade da edificação para uma educação da subjetividade que contemple a alteridade, o compromisso e a existência humana, considerando as exigências legais e a desconstrução necessária dos procedimentos pedagógicos atuais para que a educação não se restrinja ao debate e à reflexão, mas se estabeleça na prática e na ação da existência.
A (In) conclusão apresenta a possibilidade de desdobramentos desta pesquisa em trabalhos futuros, abordando as relações entre indivíduo e estado, comunidade e sociedade e com sugestões de possíveis diálogos com outros autores. |
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