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Título:  
  Testemunho, mídia e prosperidade: o evangelho segundo o capitalismo neoliberal
Autor:  
  Derli Machado de Oliveira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  FUFSE/LETRAS
Área Conhecimento  
  LETRAS
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  198
Resumo  
  Este trabalho compreende um estudo do discurso religioso da Igreja Universal do Reino de Deus, elaborado a partir da análise do “testemunho” de fiéis dessa Igreja, veiculado na seção Superação do Jornal Folha Universal. O eixo central das discussões desta pesquisa se situa na noção de mudanças nas práticas discursivas, proposta por Fairclough (2001, 2008), segundo a qual as atividades sociais de educação, médica, e religião, por exemplo, são frutos da “invasão do mercado” e resultado da “pressão” para que essas instituições se envolvam com novas atividades que são definidas em grande parte por novas práticas discursivas (como marketing). Esse autor complementa afirmando que a “colonização” das atividades já existentes por tipos de discurso exteriores como o da publicidade provoca relexicalizações de atividades e relações. Como exemplo o autor cita alguns tipos de relexicalizações que acontecem na área do ensino, onde “aprendizes” são vistos como “consumidores ou clientes” e os cursos como “pacotes” ou “produtos”. Destaca também “uma reestruturação mais sutil das práticas discursivas da educação – os tipos de discurso (gêneros, estilos, etc.) que aí são usados” (FAIRCLOUGH, 2008, p.25). Utilizando-se como suporte teórico e metodológico a Análise Crítica do Discurso, focalizaremos nesta pesquisa as mudanças no domínio discursivo religioso, sua constituição na heterogeneidade pós-moderna, e a forma como outros discursos, especialmente o da publicidade (na mídia), tem moldado seu estilo e identidade.
     
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