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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
18,46
MB
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Título: |
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Testemunho, mídia e prosperidade: o evangelho segundo o capitalismo neoliberal |
Autor: |
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Derli Machado de Oliveira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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FUFSE/LETRAS |
Área Conhecimento |
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LETRAS |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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198 |
Resumo |
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Este trabalho compreende um estudo do discurso religioso da Igreja Universal do Reino de Deus, elaborado a partir da análise do “testemunho” de fiéis dessa Igreja, veiculado na seção Superação do Jornal Folha Universal. O eixo central das
discussões desta pesquisa se situa na noção de mudanças nas práticas discursivas, proposta por Fairclough (2001, 2008), segundo a qual as atividades sociais de educação, médica, e religião, por exemplo, são frutos da “invasão do mercado” e resultado da “pressão” para que essas instituições se envolvam com novas atividades que são definidas em grande parte por novas práticas discursivas (como marketing). Esse autor complementa afirmando que a “colonização” das atividades já existentes por tipos de discurso exteriores como o da publicidade provoca
relexicalizações de atividades e relações. Como exemplo o autor cita alguns tipos de
relexicalizações que acontecem na área do ensino, onde “aprendizes” são vistos como “consumidores ou clientes” e os cursos como “pacotes” ou “produtos”. Destaca também “uma reestruturação mais sutil das práticas discursivas da educação – os tipos de discurso (gêneros, estilos, etc.) que aí são usados” (FAIRCLOUGH, 2008, p.25). Utilizando-se como suporte teórico e metodológico a Análise Crítica do Discurso, focalizaremos nesta pesquisa as mudanças no domínio discursivo
religioso, sua constituição na heterogeneidade pós-moderna, e a forma como outros discursos, especialmente o da publicidade (na mídia), tem moldado seu estilo e identidade. |
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