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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
6,49
MB
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Título: |
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O estudo do lugar no ensino de Geografia: os espaços cotidianos na geografia escolar |
Autor: |
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Laudenides Pontes dos Santos
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNESP/RC/GEOGRAFIA |
Área Conhecimento |
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GEOGRAFIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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232 |
Resumo |
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Trata-se de uma pesquisa sobre ensino de Geografia, tendo como foco a relação entre a realidade mais próxima do aluno e o conhecimento geográfico, no ensino médio. Como objetivo principal, buscou-se entender como as vivências dos alunos são mobilizadas pelos professores/alunos na educação geográfica, usando como ponto de partida a discussão do lugar dos alunos. O Lugar é a categoria geográfica que se refere ao espaço vivido, onde se estabelecem as relações mais próximas. A abordagem metodológica quanti-qualitativa foi escolhida, pois possibilitou traçar o perfil dos sujeitos pesquisados e ainda analisar as impressões desses atores acerca do tema em questão. Os instrumentos foram questionários e entrevistas, na análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo. O campo da pesquisa foram três escolas da rede estadual da cidade de Teresina-PI. As discussões se deram a partir das reflexões de Cavalcanti, Callai, Kaercher, Lacoste, Carlos, Santos, entre outros. Considerou-se também a proposta socioconstrutivista de ensino. Diagnosticou-se que os professores e alunos pesquisados admitem ser importante fazer essa integração entre o conhecimento geográfico e as vivências dos alunos, no entanto, foram evidenciadas muitas dificuldades nessa prática. Constatou-se ainda o quanto são ricas as vivências dos alunos e como eles têm a contribuir nas aulas de Geografia. |
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