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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
713,62
KB
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Título: |
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Qual o seu lugar? a educação ambiental problematizada na formação inicial dos arte-educadores e revelada com escrita e luz |
Autor: |
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Michele Coelho Salort
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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FURG/EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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185 |
Resumo |
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Esta dissertação buscou compreender como as relações de pertencimento e meio ambiente,
entendidas como bem comum, são percebidas pelos futuros arte-educadores do curso de Artes
Visuais da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. A constituição cultural que
historicamente vem separando o ser humano da natureza tem sido um dos fatores
fundamentais a contribuir para a atual crise sócioambiental que ora presenciamos. Assim,
entendemos que um dos objetivos da Educação Ambiental é o de buscar restabelecer a
conexão necessária entre o sujeito e o meio em que vive, possibilitando situações para que
esse seja percebido em sua total amplitude. Entendemos que, quando o sujeito se sente
pertencente ao meio, manifesta atitudes de cuidado na direção do que lhe pertence. Para tentar
entender o pertencimento, na pesquisa, recorremos aos conceitos de memória, identidade e
convivência, por compreendermos que, a partir da memória, formamos nossa identidade
dentro dos variados sistemas de convivência dos quais fazemos parte. O estudo traz ainda a
fotografia como um instrumento que possibilita a sensibilização e o conhecimento de si e do
mundo, estimulando também a narrativa de sujeitos. A coleta de dados foi realizada através de
dois instrumentos. O primeiro, um questionário que teve como objetivo conhecer,
inicialmente, as ideias dos estudantes sobre meio ambiente e pertencimento. O segundo, as
narrativas construídas em uma oficina na qual os alunos realizaram uma ensaio visual, a partir
de fotografias de objetos ou de lugares que representassem as suas relações de pertencimento.
A ensaio visual serviu como instrumento de sensibilização e autoconhecimento e, ao mesmo
tempo, como estímulo para a escrita das narrativas. Para a análise dos dados, foi utilizado o
Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), com o qual foi possível perceber o pensamento
coletivizado sobre a relação entre pertencimento e meio ambiente. A análise dos questionários
apontou algumas ideias centrais: mundo, minha casa e as relações com o meio como espaços
de pertencimento. Essas ideias também estavam presentes nas narrativas, o que tornou
possível a construção de três discursos coletivos: DSC – Minha casa, DSC – Mundo, um bem
comum e DSC – Relações e vivências, todos analisados a partir dos conceitos de convivência,
identidade e memória. A pesquisa evidenciou o pertencimento relativo às experiências que
permeiam a constituição identitária dos sujeitos, estabelecidas através do meio e ainda o fato
de o sentimento de pertencimento não estar relacionado apenas ao lugar em que o sujeito se
encontra, mas sim às relações que permeiam seus sistemas de convivência, pois o sujeito só
pode sentir-se parte dos espaços ou a eles pertencentes, desde que os mesmos vivenciem
experiências significativas. |
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