Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  362,82 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A formação profissional e o currículo em redes de interesses: a reforma curricular das licenciaturas - em análise o curso de educação física da UFPEL
Autor:  
  Roberta Pinto Insaurriaga   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  301
Resumo  
  Esta dissertação descreve um estudo de caso que teve por finalidade analisar como as propostas do projeto de reformulação dos cursos de Licenciatura, 2005, foram recontextualizadas na institucionalização dos novos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UFPel, e como esse processo se relacionou com a constituição de novas identidades profissionais. O estudo constitui-se de uma análise em âmbito nacional (documentos), com um recorte empírico bem delimitado nos cursos da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. O trabalho, que partiu de uma análise política e pedagógica do processo de reformulação curricular, traz a descrição de como aconteceu o encaminhamento da referida reforma nessa instituição de ensino, como foi o envolvimento docente e discente, quais os principais embates e quais instâncias participaram, apresentando as mudanças mais significativas encontradas nos novos currículos e relacionando-as às proposições nos documentos legais de encaminhamento da reforma. Na coleta dos dados foram utilizados os recursos de análise documental, observações e entrevistas semi-estruturadas, na perspectiva de diagnosticar, por intermédio dos contextos macro e micro, as implicações produzidas no currículo escrito e na projeção pedagógica para a constituição das novas identidades profissionais em formação nos cursos de Educação Física (licenciatura/bacharelado) da UFPel. Para tanto, estabelecemos como princípio teóricometodológico a abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball, no qual é evidenciada a importância da interrelação de contextos (de influência, de produção do texto e da prática) aliada ao conceito de recontextualização de Basil Bernstein a fim de explorar as relações global/local, demonstrando que toda política está sujeita à interpretação e recriação na implicação e nas formas de seu exercício.
     
    Baixar arquivo