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Título:  
  Atitudes sociais e opiniões de professores e alunos da universidade federal do Maranhão em relação à inclusão de alunos com deficiência na educação superior
Autor:  
  Thelma Helena Costa Chahini   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNESP/MAR/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  377
Resumo  
  O presente estudo teve por objetivo analisar as atitudes sociais e opiniões de professores e alunos da Universidade Federal do Maranhão em relação à inclusão de alunos com deficiência na Educação Superior. Ressalta-se que ações antagônicas ainda estão presentes na formação educacional do alunado com deficiência. Foram 357 participantes no total, subdivididos em 05 grupos. Sendo 09 alunos com deficiência que ingressaram na Universidade através da Política de Cotas a partir do primeiro semestre de 2007 e 06 alunos com deficiência que ingressaram antes da referida Política, totalizando 15 alunos com deficiência (09 alunos do sexo masculino e 06 alunos do sexo feminino), 100 alunos sem colegas com deficiência em sala de aula (56 do sexo masculino e 44 do sexo feminino), 100 colegas de alunos com deficiência (53 do sexo masculino e 47 do sexo feminino), 42 professores de alunos com deficiência (20 do sexo masculino e 22 do sexo feminino), 100 professores sem alunos com deficiência em sala de aula (58 do sexo masculino e 42 do sexo feminino). Os instrumentos para coleta de dados compreenderam cinco versões diferentes de questionários, um para cada grupo (alunos com deficiência, colegas de alunos sem deficiência, colegas de alunos com deficiência, professores de alunos com deficiência e professores sem alunos com deficiência) e uso da Escala Lickert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão (ELASI). A coleta de dados foi realizada por amostragem, dentro das normas apresentadas pela pesquisa científica, através da ELASI formas A e B e aplicação de questionários, tendo sido aplicados durante o 2º semestre de 2009. Os resultados apontam que as atitudes sociais em relação à inclusão dos alunos com deficiência que ingressaram na Universidade pelo Concurso Vestibular tradicional, não se diferenciam significativamente das atitudes dos alunos com deficiência que ingressaram pelo sistema de cotas, já as atitudes sociais em relação à inclusão dos colegas de alunos com deficiência são mais favoráveis que as atitudes dos estudantes que não têm colegas com deficiência em sala de aula. As atitudes sociais em relação à inclusão dos professores de alunos com deficiência não se diferenciam das atitudes dos professores sem alunos com deficiência. Em relação ao acesso e permanência dos alunos com deficiência na Universidade, os dados sugerem que, de modo geral, tanto os alunos quanto os professores, são relativamente favoráveis à inclusão. Nas perguntas opinativas as respostas de todos os participantes foram mais favoráveis à inclusão dos alunos com deficiência na Educação Superior, mas quanto às perguntas de natureza mais operacional, as respostas foram mais desfavoráveis. A Universidade Federal do Maranhão tem buscado soluções para a questão do acesso e da permanência de alunos com deficiência na Educação Superior, mas precisa ainda efetivar medidas que valorizem as diferenças, garantindo oportunidades iguais de acesso ao conhecimento sócio-cultural construído, sem discriminações e/ou segregações, bem como contribuir para a superação dos estigmas ao qual se encontram os alunos com deficiência, para que possam nela ingressar e participar da construção desse conhecimento.
     
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