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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,89
MB
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Título: |
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Interações verbais e o uso de atividades práticas no ensino de física |
Autor: |
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Guilherme Da Silva Lima
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNESP/PP/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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152 |
Resumo |
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Historicamente as atividades práticas ou de laboratório são apontadas como importante recurso didático no ensino de física, comparecendo em todas as propostas de ensino oficiais e não oficiais, e em projetos de ensino desenvolvidos no Brasil e no exterior. Apesar disso, pouco comparecem no ensino que efetivamente ocorre na maioria das escolas. Em outra dimensão, as interações verbais e a compreensão do seu funcionamento têm sido consideradas importantes indicadores do desenvolvimento de aulas de física. Assim, nesta pesquisa qualitativa tomamos como objeto as interações verbais em aulas de física no ensino médio produzidas a partir do uso de atividades práticas. A aproximação dessas duas esferas se justifica pela influência que as atividades práticas exercem sobre as estruturas de pensamento dos alunos e, consequentemente, sobre a construção de novos sentidos presentes nos enunciados. Nossas análises das interações verbais tomam como base a teoria da enunciação de Mikhail Bakhtin, que a nosso ver oferece suporte para a necessária compreensão da complexa dinâmica discursiva entre os estudantes e o educador, quanto a construção de significados dos conceitos. As informações da pesquisa foram coletadas em duas turmas do ensino médio no município de Campinas - SP, uma do 1º ano e a outra no 3º ano, durante as aulas de física por um período de quatro meses. Foram utilizados recursos de gravação em áudio e vídeo para o registro das intervenções, e a partir das gravações foram selecionados e analisados episódios nos quais as atividades práticas estiveram presentes e contribuíram para o direcionamento das interações verbais produzidas. A pesquisa contou com apoio da CAPES, e se inscreve na linha 2 do Programa de Pós-Graduação da Unesp de Presidente Prudente: Práticas e Processos Formativos em Educação. |
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