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Título:  
  Diversidade cultural na formação do pedagogo
Autor:  
  Lidia Kadlubitski   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/PR/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  161
Resumo  
  A partir das Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia, a formação do Pedagogo, no Brasil, tem por base a diversidade cultural do país como um dos aspectos a ser contemplado nos currículos dos Cursos de Pedagogia, visando formar Pedagogos para a leitura das relações sociais e étnico-raciais, bem como para a realização de pesquisas e aplicação dos resultados, em perspectiva histórica, cultural, política, ideológica e teórica, e ainda para a inclusão, reconhecimento, respeito e diálogo entre as diferentes culturas que compõem a sociedade brasileira. Diante deste desafio colocado aos Cursos de Pedagogia no Brasil, a presente pesquisa foi desenvolvida tendo o objetivo de analisar como a diversidade cultural está presente na formação do Pedagogo na cidade de Curitiba. Para atingir a meta geral da pesquisa, foram propostos os seguintes objetivos específicos: contextualizar a questão da diversidade cultural; analisar como os documentos oficiais no Brasil (Constituição Brasileira de 1988, a LDB 9394, de 1996, o PNE de 2001, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, aprovadas pelo MEC em 2006, Resolução nº 01/CNE/CP/2006, considerando o Parecer 5/CNE/CP/2005 e o Documento Final da Conferencia Nacional da Educação Básica de 2008) abordam a diversidade cultural; identificar elementos da diversidade cultural na grade curricular e nas ementas dos Cursos de Pedagogia da cidade de Curitiba; relacionar a percepção dos Coordenadores e Professores dos Cursos de Pedagogia da cidade de Curitiba sobre a diversidade cultural com os documentos estudados nas etapas anteriores. Os autores que deram sustentação teórica para esta investigação foram Candau; Russo (2010); Corrêa (2008); Geertz (1989); Gomes (2003); Hall (2003); Junqueira (2002); Libâneo (2006); Marín (2003); Moreira; Silva (2002); Nóvoa (1995); Santomé (1995); Silva (1995); Silva (1996). A metodologia da investigação foi qualitativa, fundamentada na fenomenológico-hermenêutica. Foram analisadas as grades curriculares e as ementas dos Cursos de Pedagogia das quatro Universidades e de três Faculdades da cidade de Curitiba, alem de terem sido entrevistados Coordenadores e Professores desses Cursos. Para uma análise profunda dos dados, optou-se pelo software Atlas.Ti, uma ferramenta tecnológica que também possibilitou a apresentação dos resultados por meio de teias e relação de dados. Esta análise identifica que a diversidade cultural está tendo uma considerável presença nos Cursos de Pedagogia; no entanto, verifica-se que a formação do Pedagogo para alguns aspectos da diversidade cultural ainda deve avançar, visando atender às normativas educacionais na superação, tanto das práticas homogeneizantes presentes na educação do nosso país, como da discriminação e do preconceito. Somente assim será possível uma sociedade mais justa e mais solidária.
     
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