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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
674,66
KB
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Título: |
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A educação profissional no brasil: a questão do dualismo ainda permanece? |
Autor: |
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Vinicius Bertogna
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNOESTE/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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271 |
Resumo |
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A presente dissertação trata da educação profissional no Brasil, com o
objetivo de abordar o dualismo de classes, analisando-se sua história de construção
desde o Brasil-colônia, marcada pela educação formal administrada pelos jesuítas;
passando pelo Brasil-império; e se desenvolvendo no Brasil-república, com destaque
para a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,
em 1961, sua reforma de 1971 e a nova LDB, em 1996, que trouxe novos enfoques
para organização e normatização da educação profissional no país. A metodologia
utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental utilizando-se de acervos
disponíveis em vários veículos de comunicação. Destaca-se no texto o enfoque em
relação ao Senai e ao Centro Paula Souza como exemplos de manutenção do
modelo de ensino destinado à formação profissional. Ressalta-se que objetivo deste
trabalho foi atingido mediante estudo científico e sistemático que permitiu confirmar,
com base em todas as mudanças transformadoras durante a história, a existência do
dualismo e sua permanência no modelo de educação profissional considerado
essencial para o desenvolvimento do Brasil. |
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