|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,63
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Avanços e contradições da Politica de Educação Profissional Integrada no Paraná (2003-2010) |
Autor: |
|
Letícia de Luca Wollmann Saldanha
 |
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UEPG/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2010 |
Acessos: |
|
280 |
Resumo |
|
A pesquisa apresenta uma análise do processo de constituição da Política de Educação Profissional no Paraná (concepção e ações) compreendido entre 2003 a 2010. O objetivo foi investigar, com base no materialismo histórico-dialético, as determinações econômicas, políticas, legais e históricas do campo estrutural e conjuntural e o seu significado em relação aos projetos de sociedade e educação que estiveram presentes no século XX e em disputa no século atual. Utilizaram-se como referenciais teóricos os conceitos de Estado ampliado e intelectual de Gramsci (1987, 2001) e o de ideologia de Löwy (2007). A metodologia de investigação consistiu em pesquisa bibliográfica referente às ideias de autores como Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), na análise do documento Fundamentos Políticos e Pedagógicos para a Educação Profissional (PARANÁ, 2005) e de outros que apresentam dados quantitativos e qualitativos do estado, na legislação nacional e na entrevista com a chefe do Departamento de Educação e Trabalho. A Educação Profissional Integrada no Paraná resgata a matriz teórica da politecnia defendida por parte da sociedade civil nos anos 1980. A sociedade política (governo) incorpora uma concepção de formação humana que revela uma ideologia (visão de mundo) crítica em relação ao capitalismo e contra-hegemônica à concepção liberal conservadora dos anos 1990, através da ação de seus intelectuais e de componentes da sociedade civil organizada. Por ser parte da realidade brasileira e das relações contraditórias entre trabalho, educação e capital, essa política educacional implantada no Paraná sintetiza o processo de humanização e de qualificação para o trabalho, mediado pelos conhecimentos histórico-sociais, científicos e tecnológicos. Representa um avanço conquistado pela sua concepção e pela sua retomada, mas que é limitado por condições estruturais, como, por exemplo, a falta de uma política de financiamento que contemple a manutenção e o desenvolvimento permanente das atividades educativas, para que possa efetivar-se como política pública. |
|
|
|
|
|
 |
|
|
|