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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
845.05
KB
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Título: |
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Uma abordagem para especificação de conhecimento para sistemas multiagentes cognitivos |
Autor: |
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Eder Mateus Nunes Gonçalves
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSC/ENGENHARIA ELÉTRICA |
Área Conhecimento |
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ENGENHARIA ELÉTRICA |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2006 |
Acessos: |
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208 |
Resumo |
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A Aquisicção de Conhecimento em Sistemas Multiagentes Cognitivos, além de estar sujeita
às dificuldades de um processo convencional de desenvolvimento segundo uma abordagem
baseada em conhecimento, deve ainda supor a imersão do agente em uma sociedade, cujo
modelo de mundo deve considerar as mudanças impostas pelos outros membros do sistema.
Não obstante, a aquisição de conhecimento é, ainda hoje, viabilizada sem uma metodologia
ou sistemática padrão, sujeita às especificidades de cada domínio. Neste trabalho, propõe-se
uma abordagem para aquisição de conhecimento voltada a sistemas multiagentes cognitivos,
baseado em um modelo de cognição genérico, utilizando Redes de Petri como linguagem de
especificação. As principais caracteríısticas desta abordagem são a estruturação do conhecimento
de um domínio em diferentes níveis de abstração, a utilização de uma linguagem
única desde a especificação social atée a especificação inidividual no nível de ações no ambiente,
e a capacidade de adaptação a qualquer formalismo de representação de conhecimento.
Os principais méritos do modelo foram o deslocamento do foco do projeto para o nível de
conhecimento do sistema, permitindo que engenheiro de conhecimento e especialista interajam
independente dos aspectos de implementação. Além disso, o nível de especificação
social permite uma maior flexibilidade de ações por parte dos agentes, devido ao modelo de
coordenação adotado, garantindo maior robustez ao sistema. Este modelo é empregado na
Expert-Coop++, um arcabouço para o desenvolvimento deste tipo de sistema e foi implementado
no desenvolvimento de uma equipe de futebol de robôs, o UFSC-Team, segundo as
diretrizes da Robocup. |
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