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Título:  
  Uma abordagem para especificação de conhecimento para sistemas multiagentes cognitivos
Autor:  
  Eder Mateus Nunes Gonçalves   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFSC/ENGENHARIA ELÉTRICA
Área Conhecimento  
  ENGENHARIA ELÉTRICA
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2006
Acessos:  
  208
Resumo  
  A Aquisicção de Conhecimento em Sistemas Multiagentes Cognitivos, além de estar sujeita às dificuldades de um processo convencional de desenvolvimento segundo uma abordagem baseada em conhecimento, deve ainda supor a imersão do agente em uma sociedade, cujo modelo de mundo deve considerar as mudanças impostas pelos outros membros do sistema. Não obstante, a aquisição de conhecimento é, ainda hoje, viabilizada sem uma metodologia ou sistemática padrão, sujeita às especificidades de cada domínio. Neste trabalho, propõe-se uma abordagem para aquisição de conhecimento voltada a sistemas multiagentes cognitivos, baseado em um modelo de cognição genérico, utilizando Redes de Petri como linguagem de especificação. As principais caracteríısticas desta abordagem são a estruturação do conhecimento de um domínio em diferentes níveis de abstração, a utilização de uma linguagem única desde a especificação social atée a especificação inidividual no nível de ações no ambiente, e a capacidade de adaptação a qualquer formalismo de representação de conhecimento. Os principais méritos do modelo foram o deslocamento do foco do projeto para o nível de conhecimento do sistema, permitindo que engenheiro de conhecimento e especialista interajam independente dos aspectos de implementação. Além disso, o nível de especificação social permite uma maior flexibilidade de ações por parte dos agentes, devido ao modelo de coordenação adotado, garantindo maior robustez ao sistema. Este modelo é empregado na Expert-Coop++, um arcabouço para o desenvolvimento deste tipo de sistema e foi implementado no desenvolvimento de uma equipe de futebol de robôs, o UFSC-Team, segundo as diretrizes da Robocup.
     
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