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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,49
MB
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Título: |
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Sentidos e significados dos professores sobre os norteadores legais para o ensino de química |
Autor: |
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Juliene Leonel de Almeida Mendonça
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFU/QUÍMICA |
Área Conhecimento |
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QUÍMICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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199 |
Resumo |
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A presente pesquisa objetivou compreender e analisar os sentidos e significados atribuídos
pelos professores do Ensino Médio aos documentos legais que norteiam o ensino de Química.
Para tanto, foi explorado, a partir dos norteadores legais, as possíveis contradições existentes
na implantação das políticas educacionais e, até que ponto, estes documentos favorecem ou
criam barreiras para que aconteçam as mudanças no contexto escolar. Esta pesquisa foi
ancorada na teoria histórico-cultural de Vygotsky (1989, 1995, 2001). Esse estudo é de caráter
qualitativo, que utilizou como fonte de coleta de dados a entrevista semi-estruturada que foi
realizada com docentes de Química, que atuam no Ensino Médio da rede pública de ensino, em
uma cidade do Triângulo Mineiro. As entrevistas foram gravadas em áudio e acompanhadas de
anotações. Depois foram ouvidas e transcritas. Os resultados da investigação evidenciaram que
a maioria dos entrevistados não conhece em profundidade os norteadores legais para o Ensino
Médio. Desse modo, as propostas de reforma para a educação divulgadas nos norteadores
legais não foram apropriadas, estas continuam sendo estranhas e pouco compreendidas pelos
professores. Contudo, os docentes demonstraram, mesmo que de forma modesta, estar a par
das discussões relacionadas à interdisciplinaridade e a contextualização. Entretanto, vários
obstáculos foram encontrados para a realização destas práticas, tais como: sobrecarga laboral;
falta de recursos materiais; estrutura física inadequada das escolas; número insuficiente de
aulas por turma; falta de preparação e insegurança dos professores; preocupação em cumprir o
conteúdo curricular proposto pelos norteadores legais; livros inadequados; falta de autonomia
do docente; a repressão e o controle de poder por parte dos gestores escolares; a desvalorização
do professor; o descrédito com as propostas do governo, entre outras. As manifestações
docentes possibilitaram compreender o desânimo, a desesperança e o aviltamento vivido por
estes profissionais. Dessa forma, concluiu-se que há uma ruptura entre sentido e significado da
atividade docente, o que torna o trabalho destes profissionais vazio de sentidos. Isto ocorre
devido à distância entre o que se propõe nos documentos legais e a realidade escolar. Distância
esta que, possivelmente, diminuirá quando as políticas educacionais envolverem os docentes
tanto na elaboração quanto na implementação das propostas de inovação curricular. |
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