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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
467.47
KB
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Título: |
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A contribuição da igreja católica, por meio de documentos da cnbb, para a configuração do ensino religioso |
Autor: |
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Rivael de Jesus Nacimento
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/PR/TEOLOGIA |
Área Conhecimento |
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TEOLOGIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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647 |
Resumo |
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Esta pesquisa buscou considerar a contribuição da Igreja Católica Apostólica
Romana, por meio da CNBB, para a configuração atual da disciplina do Ensino
Religioso. Foram analisadas as histórias da Igreja e da Educação no Brasil, e mais
detidamente do Ensino Religioso, por meio dos posicionamentos da Conferência
Nacional dos Bispos do Brasil, desde 1952, época de sua formação até os dias
atuais, tendo sido considerados artigos, livros e documentos, tanto digitais quanto
impressos que de alguma forma tinham ligação com este componente curricular. A
contribuição da ICAR, por meio da CNBB, está por todo cenário educacional e suas
muitas influências são incontestes tanto para o ensino quanto para a compreensão
do fenômeno religioso. Procurou-se identificar a evolução do posicionamento da
ICAR, com relação ao Ensino Religioso partindo de material divulgado pela CNBB,
tendo em vista ser responsável também pela formação de docentes. O valor do tema
se dá em vista da inserção do Ensino Religioso, como área de conhecimento
conforme é apresentado no Artigo 33, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (1997), que robusteceu esta disciplina curricular, cujo conhecimento deve
ser construído nas escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental.
Considerados o objeto do estudo e o conteúdo a ser analisado, metodologicamente
foi encaminhado por meio da pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica,
sendo sua modalidade a histórico – análise de conteúdo. Houve apoio teórico em
Junqueira e Caron, e a fim de embasar o viés histórico da pesquisa serviu-se de
Chartier e Bloch. Um dos pontos relevantes encontrados por meio da pesquisa foi
utilização, pelos professores e pesquisadores da área o conteúdo disponibilizado
pelo CNBB para propiciar a inspiração ou continuidade da formação profissional.
Destarte está clara a contribuição da ICAR, com o ganho de uma atuação que
facilita e confirma a missão do Ensino Religioso, em escolas confessionais ou não, a
saber: a revelação de uma transcendência multiforme, que combina com a
diversidade brasileira, onde há espaço para a reflexão dos dicentes, inclusive sobre
o sentido da vida, tornando-os mais bem equipados para assumir seu lugar de
transformação. |
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